Ecossistemas Industriais: Análise Bibliométrica da Produção Científica Mundial sobre o Tema Outros Idiomas

ID:
57305
Periódico:
Resumo:
Diante do reconhecimento das crises ambientais vividas pela humanidade e da interdependência entre estas e a trajetória insustentável das atividades econômicas, diversos atores e correntes teóricas têm pontuado a necessidade de modificações nas estruturas produtivas para o estabelecimento de iniciativas de desenvolvimento favoráveis à conservação dos serviços ecossistêmicos. Neste particular, a Ecologia Industrial advoga a reestruturação da indústria em um modelo de fluxos materiais e energéticos cíclicos, chamado de Ecossistema Industrial. O objetivo deste artigo foi caracterizar os padrões e as tendências da produção científica mundial sobre os Ecossistemas Industriais. O processo da pesquisa abrangeu a composição de um portfólio bibliográfico – contendo 325 artigos publicados entre 1989 e 2015 – e a análise bibliométrica dos textos catalogados. Além de identificar os principais autores e periódicos dedicados à divulgação do tema e os trabalhos mais referenciados na área, este estudo permitiu verificar a emergência dos Ecossistemas Industriais como uma das perspectivas mais influentes na interlocução entre indústria e meio ambiente, particularmente nas Engenharias e Ciências Ambientais.
Citação ABNT:
CRUZ, F. N.; HOFF, D. N. Ecossistemas Industriais: Análise Bibliométrica da Produção Científica Mundial sobre o Tema. Desafio Online, v. 8, n. 1, p. 152-175, 2020.
Citação APA:
Cruz, F. N., & Hoff, D. N. (2020). Ecossistemas Industriais: Análise Bibliométrica da Produção Científica Mundial sobre o Tema. Desafio Online, 8(1), 152-175.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57305/ecossistemas-industriais--analise-bibliometrica-da-producao-cientifica-mundial-sobre-o-tema/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português