A Distribuição dos Royalties do Petróleo e a Eficiência na Gestão Financeira dos Municípios do Estado de São Paulo Outros Idiomas

ID:
57345
Resumo:
A Lei do Petróleo trouxe para alguns municípios uma nova fonte de recursos, disponibilizada pela distribuição dos royalties. Questiona-se se não há, por parte desses municípios, um relaxamento no esforço fiscal e aumento da ineficiência. Este estudo tem por objetivo verificar se os royalties contribuem para o aumento das ineficiências nos municípios envolvidos em sua busca pelas receitas próprias. Foram selecionados 56 municípios do estado de São Paulo, durante o período compreendido entre os anos de 2005 e 2012. Para medir a eficiência foi utilizada a Análise Envoltória de Dados (Data Envelopment Analysis [DEA]). A análise de Regressão Logística foi utilizada com o intuito de identificar quais variáveis provocaram as ineficiências nos municípios analisados. Os resultados mostraram que os royalties distribuídos aos municípios paulistas possuem grande variabilidade e são relevantes apenas em alguns deles. Não houve diferença significativa no esforço fiscal dos municípios afetados pela variável royalties de petróleo.
Citação ABNT:
FROEMMING, D. S.; CONTANI, E. A. R.; BERGMANN, D. R.; SILVA, F. L. A Distribuição dos Royalties do Petróleo e a Eficiência na Gestão Financeira dos Municípios do Estado de São Paulo. Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 2, p. 1-17, 2020.
Citação APA:
Froemming, D. S., Contani, E. A. R., Bergmann, D. R., & Silva, F. L. (2020). A Distribuição dos Royalties do Petróleo e a Eficiência na Gestão Financeira dos Municípios do Estado de São Paulo. Administração Pública e Gestão Social, 12(2), 1-17.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57345/a-distribuicao-dos-royalties-do-petroleo-e-a-eficiencia-na-gestao-financeira-dos-municipios-do-estado-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português