As Variáveis para uma Gestão de Contratos Eficiente: O Caso de uma Empresa Pública Federal Outros Idiomas

ID:
57352
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo identificar variáveis relacionadas a uma eficiente gestão de contratos que conduzem uma empresa pública à redução de custos e à melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas empresas por ela contratadas. Para tanto, foi feita uma pesquisa descritiva e qualitativa em que os dados foram coletados por meio de entrevistas em profundidade com gestores de contratos de cinco regionais da empresa pública objeto deste estudo e tratados por análise de conteúdo, utilizando o soware NVivo11. Os resultados apontaram a existência de nove variáveis específicas da atividade ainda não referenciadas na literatura, sendo as principais: (i) Controle da vigência dos contratos, (ii) cumprimento do prazo de tramitação do processo de elaboração dos termos aditivos, e (iii) controle da regularidade da documentação do processo para emissão de um termo aditivo. Conclui-se que a gestão de contratos da Administração Pública pode conduzir à redução de custos com a contratação e com a execução do contrato com a empresa contratada e também à melhoria da qualidade do serviço que lhe é prestado, por meio dessas três novas variáveis encontradas.
Citação ABNT:
OLIVEIRA, W. F. M.; LEONE, R. J. G.; SOUZA, L. A. As Variáveis para uma Gestão de Contratos Eficiente: O Caso de uma Empresa Pública Federal. Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 2, p. 1-21, 2020.
Citação APA:
Oliveira, W. F. M., Leone, R. J. G., & Souza, L. A. (2020). As Variáveis para uma Gestão de Contratos Eficiente: O Caso de uma Empresa Pública Federal. Administração Pública e Gestão Social, 12(2), 1-21.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57352/as-variaveis-para-uma-gestao-de-contratos-e---ciente--o-caso-de-uma-empresa-publica-federal/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português