O Processo Orçamentário de uma Instituição Pública Federal de Ensino sob a Ótica do Isomorfismo Outros Idiomas

ID:
57358
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo orçamentário de uma instituição pública de ensino sob a ótica do isomorfismo. A proposta teórica e conceitual para o isomorfismo foi baseada em Dimaggio e Powell. Segundo o isomorfismo, as organizações tendem a se assemelhar, incluindo práticas de gestão, como é o caso do orçamento público. O entendimento do processo orçamentário permite possibilidade de aprimorá-lo, permitindo ganhos para as instituições e para a sociedade. A pesquisa, de caráter qualitativo e exploratório, adota a perspectiva da Teoria Institucional. O procedimento técnico foi o estudo de caso, realizado junto a uma instituição pública federal de ensino. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas, análise documental e observação participante junto a seis campi da instituição de ensino. Os resultados mostram que o processo orçamentário da instituição é influenciado pelos três tipos de isomorfismo (coercitivo, mimético e normativo). Observou-se que os três tipos de isomorfismo atuam simultaneamente, influenciando o processo orçamentário, com destaque para o isomorfismo coercitivo. O isomorfismo normativo é o menos explorado. A criação de um ambiente que potencialize o isomorfismo mimético, ou associações que permitam a defesa de interesses comuns, na perspectiva do isomorfismo normativo, estão entre algumas ações que podem aumentar a eficiência da gestão pública.
Citação ABNT:
ZAMBENEDETTI, L.; ANGONESE, R. O Processo Orçamentário de uma Instituição Pública Federal de Ensino sob a Ótica do Isomorfismo . Administração Pública e Gestão Social, v. 12, n. 2, p. 1-15, 2020.
Citação APA:
Zambenedetti, L., & Angonese, R. (2020). O Processo Orçamentário de uma Instituição Pública Federal de Ensino sob a Ótica do Isomorfismo . Administração Pública e Gestão Social, 12(2), 1-15.
Link Permanente:
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Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português