Antecedentes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis Outros Idiomas

ID:
57381
Resumo:
Este estudo objetiva verificar os fatores que levam discentes do curso de Ciências Contábeis ao comportamento procrastinador em disciplinas da área e sua influência na vida acadêmica. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento, tendo como amostra 225 alunos de três universidades, uma particular, uma comunitária e uma pública. Para testar as hipóteses utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa sinalizaram que os antecedentes pessoais e situacionais levam os discentes a procrastinarem as tarefas de disciplinas da área do curso. Constatou-se também que há relação positiva entre a procrastinação e o desvio de conduta acadêmica. Além disso, identificou-se que há relação negativa entre procrastinação e desempenho acadêmico. Conclui-se com base nos resultados que os fatores pessoais e situacionais levam à procrastinação de discentes do curso de Ciências Contábeis em disciplinas da área. Além disso, que o comportamento procrastinador pode afetar tanto o desempenho acadêmico como o desvio de conduta, inclusive colocar em risco as notas das disciplinas e a perda do curso. Os resultados do estudo contribuem para que docentes e discentes reflitam sobre os resultados negativos da procrastinação no decorrer das disciplinas e para a elaboração de planos e estratégias pedagógicas que possam melhorar a trajetória acadêmica dos alunos.
Citação ABNT:
KAVESKI, I. D. S.; BEUREN, I. M. Antecedentes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 136-158, 2020.
Citação APA:
Kaveski, I. D. S., & Beuren, I. M. (2020). Antecedentes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 31(1), 136-158.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5271
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57381/antecedentes-e-consequentes-da-procrastinacao-de-discentes-em-disciplinas-do-curso-de-ciencias-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português