Título Inglês:
Antecedents and Consequences of the Studentes Procrastination in Disciplines of the Accounting Sciences Course
Resumo:
Este estudo objetiva verificar os fatores que levam discentes do curso de Ciências Contábeis ao comportamento procrastinador em disciplinas da área e sua influência na vida acadêmica. Pesquisa descritiva foi realizada a partir de um levantamento, tendo como amostra 225 alunos de três universidades, uma particular, uma comunitária e uma pública. Para testar as hipóteses utilizou-se a modelagem de equações estruturais. Os resultados da pesquisa sinalizaram que os antecedentes pessoais e situacionais levam os discentes a procrastinarem as tarefas de disciplinas da área do curso. Constatou-se também que há relação positiva entre a procrastinação e o desvio de conduta acadêmica. Além disso, identificou-se que há relação negativa entre procrastinação e desempenho acadêmico. Conclui-se com base nos resultados que os fatores pessoais e situacionais levam à procrastinação de discentes do curso de Ciências Contábeis em disciplinas da área. Além disso, que o comportamento procrastinador pode afetar tanto o desempenho acadêmico como o desvio de conduta, inclusive colocar em risco as notas das disciplinas e a perda do curso. Os resultados do estudo contribuem para que docentes e discentes reflitam sobre os resultados negativos da procrastinação no decorrer das disciplinas e para a elaboração de planos e estratégias pedagógicas que possam melhorar a trajetória acadêmica dos alunos.
Resumo Inglês:
This study aims to verify the factors that lead students of the Accounting Sciences course to procrastinating behavior in disciplines of the area and its influence in the academic life. Descriptive research was carried out through survey, having as a sample 225 students of three universities, one private, one communitarian and one public. To test the hypotheses, structural equation modeling was used. The results of the research indicated that the personal and situational antecedents lead students to procrastinate the tasks of the course’s disciplines of the area. It was also found out that there is a positive relationship between procrastination and academic misconduct. In addition, it was identified that there is a negative relationship between procrastination and academic performance. Based on the results, it is concluded that the personal and situational factors lead students of the Accounting Sciences course to procrastination in disciplines of the area. In addition, procrastinating behavior can affect both academic performance and misconduct, including jeopardizing grades and failing the course. The results of the study contribute for teachers and students to reflect on the negative results of procrastination over the course of the disciplines and for the elaboration of pedagogical plans and strategies that can improve the students' academic trajectory.
Citação ABNT:
KAVESKI, I. D. S.; BEUREN, I. M. Antecedentes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, v. 31, n. 1, p. 136-158, 2020.
Citação APA:
Kaveski, I. D. S., & Beuren, I. M. (2020). Antecedentes e Consequentes da Procrastinação de Discentes em Disciplinas do Curso de Ciências Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, 31(1), 136-158.
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v31i1.5271
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57381/antecedentes-e-consequentes-da-procrastinacao-de-discentes-em-disciplinas-do-curso-de-ciencias-contabeis/i/pt-br