Desvendando o Papel da Cognição no Processo de Internacionalização Outros Idiomas

ID:
57396
Resumo:
'Objetivo': O objetivo deste trabalho é analisar a ambidestria gerencial e os modelos mentais nos estímulos disparadores na disposição para a internacionalização. Além disso, verificar se o país de origem provoca diferenças em termos de modelos de cognição. 'Método': A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário a uma amostra de 285 estudantes dos cursos de Administração e Negócios, do Brasil e Espanha. A heterogeneidade das variâncias foi verificada com a Anova Welch. Para avaliar a normalidade, os testes Kolmogorov-Smirnov e Shapiro-Wilk, e, para confirmação, os testes não paramétricos de Kruskal-Wallis. 'Principais resultados': os resultados evidenciaram que o modelo mental estratégico estimula a internacionalização. Na amostra estudada, foi possível verificar que os brasileiros apresentam tendência operacional, com estilo de vida improvisado. Os resultados também são úteis para aprimorar programas de estímulo à internacionalização, considerando os aspectos cognitivos. 'Relevância/originalidade': Como originalidade, apresenta-se a criação de índices para a extração de dados sobre o modelo mental e ambidestria, em relação à identificação de fatores pessoais motivadores para a internacionalização. 'Contribuições teóricas/metodológicas': A proposição de fórmula para padronizar e reescalar os valores dos instrumentos, devido às diferenças entre as escalas, pode contribuir para incluir uma dimensão pouco estudada em programas de internacionalização: a análise da cognição.
Citação ABNT:
BRESSAN, F.; MORINI, C.; INÁCIO JÚNIOR, E.; FUENTES, E. G. Unraveling the Role of Cognition in the Internationalization Process. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 15, n. 2, p. 1-17, 2020.
Citação APA:
Bressan, F., Morini, C., Inácio Júnior, E., & Fuentes, E. G. (2020). Unraveling the Role of Cognition in the Internationalization Process. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 15(2), 1-17.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/internext.v15i2.485
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57396/desvendando-o-papel-da-cognicao-no-processo-de-internacionalizacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês
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