Estratégias de Enfrentamento de Jovens Trabalhadores Diante das Relações Abusivas de Poder nas Organizações Outros Idiomas

ID:
57442
Periódico:
Resumo:
Ao vivenciar situações que implicam constrangimento no trabalho, profissionais podem reagir de formas diversas. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de enfrentamento de jovens profissionais perante as relações de poder estabelecidas nas organizações, sob a perspectiva de profissionais da Associação X, que capacita jovens a fim de incluí-los no mercado de trabalho. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de natureza exploratória e abordagem qualitativa. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado envolvendo 21 profissionais da Associação X, e os dados coletados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Percebeu-se que as estratégias de enfrentamento dos jovens trabalhadores focam no problema ou na emoção, e que alguns deles desenvolvem estratégias de enfrentamento baseadas no confronto direto com seus superiores. Foi visto também que o conhecimento, a experiência, o cargo e as punições são fontes de poder que envolvem diretamente os jovens em seu ambiente de trabalho. E que, além desses jovens sofrerem abusos de poder por parte de seus gestores, eles também sofrem humilhações por parte de estagiários.
Citação ABNT:
OLETO, A. F.; PALHARES, J. V.; PAIVA, K. C. M.; BARBOSA, J. K. D. Estratégias de Enfrentamento de Jovens Trabalhadores Diante das Relações Abusivas de Poder nas Organizações. Revista Alcance, v. 27, n. 1, p. 99-113, 2020.
Citação APA:
Oleto, A. F., Palhares, J. V., Paiva, K. C. M., & Barbosa, J. K. D. (2020). Estratégias de Enfrentamento de Jovens Trabalhadores Diante das Relações Abusivas de Poder nas Organizações. Revista Alcance, 27(1), 99-113.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v27n1(Jan/Abr).p99-113
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57442/estrategias-de-enfrentamento-de-jovens-trabalhadores-diante-das-relacoes-abusivas-de-poder-nas-organizacoes/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português