Efeito dos Estilos de Liderança nos Sistemas de Controle Gerencial e no Desempenho Organizacional Outros Idiomas

ID:
57465
Resumo:
O presente estudo tem como objetivo analisar o efeito dos estilos de liderança no uso de sistemas de controle gerencial e no desempenho organizacional. O estudo de cunho quantitativo foi baseado em 81 respostas de gestores de empresas graduadas de incubadoras do Sul do Brasil, sendo empregado estatística descritiva e modelagem de equações estruturais. Os resultados evidenciam que o estilo de liderança de estrutura inicial afeta diretamente o uso dos controles gerenciais formais e informais, já o estilo de liderança de consideração impacta de forma direta a utilização dos controles informais e o desempenho organizacional, o qual também é afetado positivamente pelo uso de controles formais. Encontrou-se, ainda, significância positiva no desempenho organizacional quando o estilo de liderança de estrutura inicial é mediado pelo uso de controles formais. Conclui-se parcialmente que a forma de liderar de um gestor pode influenciar no uso dos mecanismos de sistemas de controle gerencial e no desempenho. Os resultados podem contribuir com a literatura e com a prática ao evidenciar a importância da liderança no alcance dos objetivos organizacionais.
Citação ABNT:
GIUSTINA, K. A. D.; GASPARETTO, V.; LUNKES, R. J. Efeito dos Estilos de Liderança nos Sistemas de Controle Gerencial e no Desempenho Organizacional. Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 18, n. 1, p. 64-81, 2020.
Citação APA:
Giustina, K. A. D., Gasparetto, V., & Lunkes, R. J. (2020). Efeito dos Estilos de Liderança nos Sistemas de Controle Gerencial e no Desempenho Organizacional. Revista Capital Científico - Eletrônica, 18(1), 64-81.
DOI:
10.5935/2177-4153.20200004
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57465/efeito-dos-estilos-de-lideranca-nos-sistemas-de-controle-gerencial-e-no-desempenho-organizacional/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português