Tipologias de Comportamento do Indivíduo: Uma Análise Sistemática da Literatura Outros Idiomas

ID:
57661
Resumo:
O objetivo deste estudo é conhecer as publicações sobre as tipologias de comportamento do indivíduo, visando sintetizar a inserção e evolução do tema. Para conduzir a análise sistematizada da literatura adotou-se um processo estruturado, que resultou na investigação de 38 artigos de natureza teórica. Identificaram-se seis tipologias de comportamento do indivíduo, sendo que os estudos sobre comprometimento organizacional iniciaram em 1938, comportamento altruísta e comportamento pró-social em 1960, comportamento de cidadania organizacional em 1983, espontaneidade organizacional em 1992 e comportamento desviante em 1995. Como bases teóricas sobressaíram-se a Teoria do Comportamento Planejado, Teoria Social Cognitiva, Teoria do Stewardship e Teoria da Autodeterminação. Bandura, Ajzen e Podsakoff se destacaram na trajetória de publicações e no reconhecimento pela comunidade científica. Esses resultados contribuem para a geração de conhecimento, mas instigam outros parâmetros de mapeamento.
Citação ABNT:
KAVESKI, I. D. S.; BEUREN, I. M. Tipologias de Comportamento do Indivíduo: Uma Análise Sistemática da Literatura. Revista Gestão Organizacional, v. 13, n. 1, p. 3-26, 2020.
Citação APA:
Kaveski, I. D. S., & Beuren, I. M. (2020). Tipologias de Comportamento do Indivíduo: Uma Análise Sistemática da Literatura. Revista Gestão Organizacional, 13(1), 3-26.
DOI:
http://dx.doi.org/10.22277/rgo.v13i1.5023
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57661/tipologias-de-comportamento-do-individuo--uma-analise-sistematica-da-literatura/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português