Modos de Uso de Pesquisa-Ação em Dissertações e Teses em Administração no Brasil Outros Idiomas

ID:
57678
Resumo:
Este artigo se orienta pelo seguinte problema de pesquisa: como o método de pesquisa-ação vem sendo utilizado em investigações nos programas de pós-graduação em mestrado e doutorado no Brasil? O objetivo é investigar os tipos de pesquisa-ação predominantes nesses trabalhos. O referencial teórico provém do entendimento de Thiollent (2011) de pesquisa-ação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica realizada durante os anos de 2018 e 2019, em 64 dissertações e teses defendidas no período de 2011 a 2018 nos programas de pós-graduação em administração brasileiros. As informações obtidas foram submetidas à Análise de Conteúdo, utilizando-se as categorias definidas por Tripp (2005) de pesquisa-ação: técnica; prática; política; socialmente crítica; e emancipatória. Os resultados revelam um forte predomínio da visão técnica e prática de pesquisa-ação e pouca utilização nos sentidos político e crítico-social, o que vai ao encontro da visão hegemônica funcionalista no campo da Administração. As contribuições do artigo são esclarecimentos sobre o uso da pesquisa-ação, bem como orientações para a exploração de novas tipologias.
Citação ABNT:
SILVEIRA, R. Z.; PALASSI, M. P.; PAULA, A. P. P. Modos de Uso de Pesquisa-Ação em Dissertações e Teses em Administração no Brasil. Revista Organizações em Contexto, v. 15, n. 30, p. 317-349, 2019.
Citação APA:
Silveira, R. Z., Palassi, M. P., & Paula, A. P. P. (2019). Modos de Uso de Pesquisa-Ação em Dissertações e Teses em Administração no Brasil. Revista Organizações em Contexto, 15(30), 317-349.
DOI:
http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v15n30p317-349
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57678/modos-de-uso-de-pesquisa-acao-em-dissertacoes-e-teses-em-administracao-no-brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ACKE, J. A pesquisa-acão como estratégia de pesquisa participativa. In: GODOI, C. K. et al (Eds.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 206-239.

ANTUNES, M. T. P.; MENDONCA NETO, O. R.; VIEIRA, A. M. Pesquisa Intervencionista e Mestrados Profissionais: perspectivas de sua prática nos cursos da área de gestão. Revista Indagatio Didactica, v. 8, p. 53-68, 2016

ARGYRIS, C.; SCHÖN, D. Theory in practice. São Francisco: Jossey Bass, 1974.

ASSAD, F. A. Negócios sociais no Brasil: oportunidades e desafios para o setor habitacio-nal.2012. 143 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) Universidade de São Paulo, São Paulo.

BALDISSERA, A. Pesquisa-ação: uma metodologia do “conhecer” e do “agir” coletivo. So-ciedade em Debate, v. 7, n. 2, p. 5-25, ago. 2001.

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2007.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BASSO, B. L. Educação e construção de conhecimento: uma experiência no curso de gradua-ção em administração. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal do Rio grande do Sul, Porto Alegre.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BURNS, A.; WESTMATCOTT, A. Teacher to Researcher: Reflections on a New Action Rese-arch Program for University EFL Teachers. Issues in Teachers ́ Professional Development, v. l, p. 15-23, 2018.

CHIASSON, M.; GERMONPREZ, M.; MATHIASSEN, L. Pluralist action research: a review of the information systems literature. Information Systems Journal, v. 19, p. 31–54, 2009.

DURAK, G.; YÜNKÜL, E.; CANKAYA, S.; AKPINAR, S.; ERTEN, E.; INAM, N.; TAYLAN, U.; URFA, M. Content Analysis of Master Theses and Dissertations Based on Action Rese-arch. Journal of Education and Training Studies, v.4, n.12, p. 71-80, 2016.

FLESSNER, R.; STUCKEY, S. Politics and action research: An examination of one school’s mandated action research program. Action Research, v. 12, n. 1, p. 36-51, 2014.

FULMER, G. W.; CHU, H.; MARTIN, S. N. The Potential of Teacher-Led Research: Teachers’ Action Research Collaborations in Science Education in Singapore. Asia-Pacific Science Education, 2018, v. 4, n. 7, p. 2-6, 2018.

GONZÁLEZ REY, F. L. G. Pesquisa qualitativa em psicologia: caminhos e desafios. São Paulo: Thompson Learning, 2002.

GONZÁLEZ REY, Fernando Luis; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Editora Alínea, 2017.

GREENDWOOD, D. J. Action research: unfulfilled promises and unmet challenges. Concepts and Transformation, v. 7, n. 2, p. 117-139, 2002.

GUERRA, P. V. Formulação de estratégia em novos empreendimentos de base tecnológica de origem acadêmica. 2012. Dissertação. (Mestrado Acadêmico em Administração) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

HAGUETTE, T. M. F. Metodologias qualitativas na sociologia. 5 ed). Petrópolis: Vozes, 1997.

HUXHAM, C. Action research as a methodology for theory development. Policy & Politics, v. 31, n. 2, p. 239-248, 2003.

KHAN, K. S.; BAWANI, S. A. A.; AZIZ, A. Bridging the gap of knowledge and action: A case for participatory action research. Action Research, v, 11, n. 2, p.157-175, 2013.

LEWIN, K. Teoria de campo em ciência social. São Paulo: Pioneira, 1965.

MARTÍNEZ, A. M.; REY, F. L. G. Subjetividade: teoria, epistemologia e método. Campinas: Alínea, 2017.

MELO, A. S. E.; MAIA FILHO, O. N.; CHAVES, H. V. Lewin e a pesquisa-ação: gênese, apli-cação e finalidade. Fractal, Revista de Psicologia, v. 28, p. 1, p. 153-159, 2016.

NOVAES, M. B.; GIL, C. A pesquisa-ação participante como estratégia metodológica para o estudo do empreendedorismo social em administração de empresas. Revista de. Admins-tração Mackenzie, v. 10, n. 1, p. 134-160, 2009.

PAES DE PAULA, A. P. Repensando os estudos organizacionais: por uma nova teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015.

PAREDES-CHI, A. A.; CASTILLO-BURGUETE, M.T. Caminante no hay [un solo] camino, se hace camino al andan: Investigación Acción Participativa y sus repercusiones en la prácti-ca. Revista Colombiana de Sociologia,v.41, n. 1, p. 31-50, 2018a.

PAREDES-CHI, A. A.; CASTILLO-BURGUETE, M.T. Is Participatory Action Research an in-novative pedagogical alternative for training teachers as researchers? The training plan and evaluation for normal schools. Evaluation and Program Planning, v. 68, p. 176-184, 2018b.

PINTO, J. B. G. Pesquisa-Ação: detalhamento de sua sequência metodológica. Recife, 1989, Mimeo.

REMONATO, R. L. C. A distância tecnológica na adoção de novas tecnologias no sistema de ensino de uma instituição de ensino superior em um país em vias de desenvolvimento industrial. 2011. 199 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração) Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

SOUZA, M. M. P. de. Reciclando a crítica nos Estudos Organizacionais: As tecnologias de gestão colaborativa no contexto da Astriflores. 2016. 326 f. Tese (Doutorado em Administra-ção) Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Sobre a pesquisa-ação nas dissertações e teses em ensino de biologia (1972-2011). Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 1, p. 283-308, 2018.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1998.

TRIPP, D. Action research: a methodological introduction. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1992.

VAN DE VEN, A. H. Engaged scholarship: a guide for organizational and social research.Oxford: Oxford University Press, 2007.

VIEIRA, A. M.; CASTRO, D. S. P.; OLIVEIRA, R. J. Políticas públicas integradas: conceitos, metodologias participativas e casos. São Bernardo do Campo: Editora Metodista, 2013.

YIGIT, C.; BAGCECI, B. Teachers’ opinions regarding the usage of action research in profes-sional development. Journal of Education and Training Studies, v. 5, n. 2, p. 243-252, 2017.

AFFELDT, F. S. Desenvolvimento e aplicação de um modelo construtivista para o ensino de Administração. 2011. 264 f. Tese (Doutorado em Administração) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Participatory Action Research: communicative action and the public sphere. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. (Eds.). The Sage handbook of qualitative research. 3. ed, p. 559-603, 2005