Saindo da 'Torre de Marfim' dos Estudos Organizacionais Críticos: A Pesquisa-Ação Aliada a Ferramentas Colaborativas do Dragon Dreaming no Caso da Astriflores Outros Idiomas

ID:
57720
Resumo:
A metáfora da “torre de marfim” é algumas vezes utilizada para criticar o distanciamento dos estudos organizacionais críticos em relação à práxis. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é apresentar uma possível saída desta “torre” por meio de uma proposta técnico-metodológica aplicada em um caso empírico na Associação de Catadores e Triadores de Materiais Recicláveis de Florestal/MG (Astriflores). Foi realizada uma pesquisa-ação no contexto da Astriflores aliada à aplicação da metodologia colaborativa do Dragon Dreaming. Com duração de dois anos, o projeto obteve resultados positivos para as associadas e para a comunidade de Florestal/MG de forma geral, com o aprimoramento da gestão dos resíduos sólidos no município. Além dos resultados práticos, o caminho técnico-metodológico trilhado possibilitou também reflexões sobre o processo colaborativo e sobre a geração de conhecimentos críticos em um contexto organizacional, considerando as dinâmicas entre objetividade e subjetividade e entre teoria e prática.
Citação ABNT:
SOUZA, M. M. P.; PAULA, A. P. P. Saindo da 'Torre de Marfim' dos Estudos Organizacionais Críticos: A Pesquisa-Ação Aliada a Ferramentas Colaborativas do Dragon Dreaming no Caso da Astriflores . Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 51, p. 10-32, 2020.
Citação APA:
Souza, M. M. P., & Paula, A. P. P. (2020). Saindo da 'Torre de Marfim' dos Estudos Organizacionais Críticos: A Pesquisa-Ação Aliada a Ferramentas Colaborativas do Dragon Dreaming no Caso da Astriflores . Desenvolvimento em Questão, 18(51), 10-32.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.10-32
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57720/saindo-da--torre-de-marfim--dos-estudos-organizacionais-criticos--a-pesquisa-acao-aliada-a-ferramentas-colaborativas--do-dragon-dreaming-no-caso-da-astriflores-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português