Concentração de Propriedade e Desempenho em Empresas Brasileiras em Períodos de Oferta Pública Inicial Outros Idiomas

ID:
57893
Resumo:
'Objetivo': investigar a relação entre a concentração de propriedade e a variação do desempenho antes e depois da Initial Public Offering (IPO) em empresas listadas na B3. 'Método': foram utilizados dados do Formulário de Referência de 55 empresas. A variação do desempenho foi avaliada pela diferença entre as medianas do Retorno Sobre o Ativo (ROA) e do Retorno Sobre o Patrimônio Líquido (ROE) dos dois exercícios anteriores e posteriores à IPO. A concentração de propriedade considerou a proporção de ações com direito a voto pertencente ao principal acionista e aos dois principais, e assim por diante, até alcançar a soma dos cinco principais acionistas. 'Originalidade/relevância': além da contribuição para a literatura, o estudo diferencia-se de pesquisas nacionais anteriores ao abordar a variação do desempenho antes e depois da IPO, dados os impactos que os processos de abertura de capital podem trazer para as empresas. 'Resultados': os resultados sugerem que o desempenho da empresa diminui após a IPO, com base no valor médio do ROA e no valor médio do ROE. No entanto, nenhuma influência estatisticamente significante da concentração de propriedade foi detectada como determinante na variação de desempenho da empresa brasileira antes e após sua abertura de capital. 'Contribuições teóricas/metodológicas': com base na amostra e na presença das variáveis inseridas nas estimações econométricas propostas, observa-se que grandes acionistas controladores parecem não determinar de maneira direta a performance das empresas em períodos próximos a IPO, não alinhando-se às proposições teóricas de estudos anteriores, sugerindo que outros fatores possam interferir nesse comportamento.
Citação ABNT:
VIANA JÚNIOR, D. B. C.; MORAIS, C. R. F.; LUCA, M. M. M.; VASCONCELOS, A. C. Concentração de Propriedade e Desempenho em Empresas Brasileiras em Períodos de Oferta Pública Inicial. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 23, n. 1, p. 19-37, 2020.
Citação APA:
Viana Júnior, D. B. C., Morais, C. R. F., Luca, M. M. M., & Vasconcelos, A. C. (2020). Concentração de Propriedade e Desempenho em Empresas Brasileiras em Períodos de Oferta Pública Inicial. Contabilidade, Gestão e Governança, 23(1), 19-37.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2020v23n1a2
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57893/concentracao-de-propriedade-e-desempenho-em-empresas-brasileiras-em-periodos-de-oferta-publica-inicial/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português