Abordagens sobre Análise De Investimento Ambiental das Pesquisas Publicadas em Periódicos Nacionais e Internacionais Outros Idiomas

ID:
57933
Resumo:
A análise de investimento ambiental destaca-se por sua relevância como instrumento empresarial, que atende às exigências legais da sociedade em questões ambientais e incertezas do mercado, objetivando executar investimentos ambientais com informações adequadas, visando gerar retorno para o investidor. O presente estudo tem como objetivo analisar as características e evolução das produções científicas sobre Análise de Investimento Ambiental, publicadas em periódicos nacionais e internacionais entre os anos de 2007 e 2016, por meio de pesquisa às bases SPELL, Scopus e Science Direct. A metodologia enquadra-se quanto aos objetivos como descritiva, quanto à natureza do problema como quantitativa e quanto aos procedimentos, documental. Para a seleção dos artigos foram utilizadas as palavras-chaves análise investimento ambiental, investimento ambiental e enviromental investment analysis, encontrando-se inicialmente 184 artigos, abrangendo as três bases. Após a filtragem, ocorreu a análise dos resumos, visando formar a amostra com pesquisas pertinentes ao tema investigado, a qual se compõe de 49 artigos da base Scopus, 8 da base SPELL e 5 da base Science Direct. Aos artigos componentes da amostra e visando almejar os objetivos propostos deste trabalho foram atribuídas características bibliométricas e sociométricas. Utilizou-se para desenvolver a análise de redes de autores e instituições o software UNICET® 6 e para a análise de nuvem de palavras foi utilizado o software NVIVO 10®. Como resultados constatou-se que na base Scopus e Science Direct/SPELL, os anos em que mais foram publicados artigos sobre o tema pesquisado foram, respectivamente, 2011 e 2013, 2015 e 2016. O periódico destaque em publicações foi Bulding and Environment para a base Scopus, o periódico Gestão Ambiental e Sustentabilidade para as bases Science Direct e SPELL, referente à instituição mais produtiva a Arizona State University, destacou-se em publicações na base Scopus e a Universidade de São Paulo para as outras duas bases. Quanto à sociometria ficou evidente que as redes institucionais são fracas, visto que apresentaram publicações de grupos isolados de instituições; o que também constatou-se para as redes referente a autores. Em relação aos autores mais produtivos, no que tange à base Scopus, destacaram-se os autores Chester e Hultman, e nas bases Science Direct e SPELL, o autor Bertolini, ambos autores com 2 publicações cada sobre a temática. Ao que concerne a Lei de Zipf, averiguou-se que as palavras mais frequentes, em ambas as bases, estão relacionadas à temática de análise de investimento ambiental, uma vez que destacaram-se as palavras energy, environmental, investiment, costs, bulding, emissions, desempenho, análise, social e ambiental.
Citação ABNT:
GOMES, J. K. O.; KREMER, J. T.; FIIRST, C.; BERTOLINI, G. R. F. Abordagens sobre Análise De Investimento Ambiental das Pesquisas Publicadas em Periódicos Nacionais e Internacionais. Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 1, p. 21-49, 2020.
Citação APA:
Gomes, J. K. O., Kremer, J. T., Fiirst, C., & Bertolini, G. R. F. (2020). Abordagens sobre Análise De Investimento Ambiental das Pesquisas Publicadas em Periódicos Nacionais e Internacionais. Revista de Administração da Unimep, 18(1), 21-49.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/57933/abordagens-sobre-analise-de-investimento-ambiental-das-pesquisas-publicadas-em-periodicos-nacionais-e-internacionais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português