Capital de Giro: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional e Internacional Outros Idiomas

ID:
58057
Periódico:
Resumo:
Este estudo tem como objetivo analisar os principais artigos na literatura nacional e estrangeira a respeito do tema capital de giro, a fim de identificar as discussões mais frequentes, os autores mais citados, os dados analisados e suas conclusões. Trata-se de um estudo bibliométrico para compreender como o tema capital de giro foi estudado nos últimos quinze anos (2001-2016). Para isso analisou-se 63 artigos. Estes artigos foram levantados junto às bases de dados Scopus e Spell, e tabulados conforme a metodologia de Jabbour. Os resultados destacam diferenças no perfil das pesquisas no Brasil e no exterior quanto à amplitude dos dados em trabalhos empíricos. Identificou-se cinco estudos de referência nesta área, cujos principais trabalhos no período analisado englobam o contexto internacional. As principais abordagens metodológicas empregadas são ensaio teórico e tratamento econométrico, sendo que como fronteira nota-se que a análise não paramétrica e a bibliometria são estudos que podem ser mais bem explorados. No entanto, esta pesquisa apresenta limitações em sua aplicação, como o reconhecimento de que o tema é explorado em livros e textos publicados em outras bases e que é possível ocorrer diferentes interpretações quanto à codificação utilizada.
Citação ABNT:
SANTOS, D. F. L. D.; SIQUEIRA, L. S. Capital de Giro: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional e Internacional . Pensar Contábil, v. 22, n. 77, p. 4-13, 2020.
Citação APA:
Santos, D. F. L. D., & Siqueira, L. S. (2020). Capital de Giro: Uma Revisão Sistemática da Literatura Nacional e Internacional . Pensar Contábil, 22(77), 4-13.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58057/capital-de-giro--uma-revisao-sistematica-da-literatura-nacional-e-internacional-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português