Variáveis Determinantes na Escolha de Restaurantes e Lanchonetes Universitárias Outros Idiomas

ID:
58068
Resumo:
Os restaurantes universitários desempenham um papel importante na rotina de acadêmicos e funcionários de universidades. Nessa situação, esses ambientes representam a única opção de refeição para aqueles que passam uma grande parte do dia na universidade. Diante do exposto esta pesquisa exploratória objetiva identificar quais as variáveis que determinam a escolha dos clientes de lanchonetes e restaurantes universitários, foram retirados da literatura 28 variáveis que originou o questionário aplicado em 313 sujeitos. Como tratamento estatístico dos dados foi utilizada a análise fatorial, no intuito de agrupar as variáveis e descobrir os principais fatores que determinam a escolha dos consumidores. Identificou-se que os fatores alimentos e serviços, infraestrutura e preço são os fatores preponderantes que influenciam o cliente em sua decisão de compra. Os poucos trabalhos encontrados desenvolvidos sobre o tema foi uma limitação encontrada nesta pesquisa. Recomendou-se que sejam realizadas pesquisa confirmatória utilizando os fatores encontrados neste artigo, assim como pesquisa para avaliação da qualidade dos serviços prestados em cantinas e restaurantes universitários.
Citação ABNT:
CATTANEO, F. R. A.; FREITAS, N. L.; VEIGA NETO, A. R.; SOUZA, L. A. Variáveis Determinantes na Escolha de Restaurantes e Lanchonetes Universitárias. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 12, n. 1, p. 61-73, 2020.
Citação APA:
Cattaneo, F. R. A., Freitas, N. L., Veiga Neto, A. R., & Souza, L. A. (2020). Variáveis Determinantes na Escolha de Restaurantes e Lanchonetes Universitárias. RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, 12(1), 61-73.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/raunp
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58068/variaveis-determinantes-na-escolha-de-restaurantes-e-lanchonetes-universitarias/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Baker, D. A. & Crompton, J. L. (2000). Quality, satisfaction, and behavioral intention. Annals of Tourism Research, 27(45), 785-804.

Bei, L. & Chiao, Y. (2001). An Integrated Model for the Effects of Perceived Product, Perceived Service Quality, and Perceived Price Fairness on Consumer Satisfaction and Loyalty. Journal of Consumer Satisfaction, Dissatisfaction and Complaining Behavior, 14(54), 125-140.

Brown, S. W. & Swartz, T. A. (1989). A gap analysis of professional service quality. Journalof Marketing, 53(2), 92-98.

Campos, D. F., & Nóbrega, K. C. (2013). Dimensões e fatores essenciais do serviço fast-food. Revista de Economia e Administração, 12 (1), 32-55.

Chow, I. H., Lau, V., Lo, T., Sha, Z., & Yun, H. (2007). Service quality in restaurant operations in China: decision and experiential oriented perspectives. International Journal of Hospitality Management, 26 (32), 698-710.

Corrar, L. J., Paulo, E., & Filho, J. M. (2014). Análise Multivariada: para os Cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia (1ª ed.). São Paulo: Atlas.

Cronin, J. J., Brady, M. K., & Hult, G. T. (2000). Assessing the effects of quality, value, and customer satisfaction on consumer behavioral intentions in service environments. Journal of Retailing,76,. 193-218.

Cronin Jr, J. J., & Taylor, A. S. (1992). Measuring Service Quality: a reexamination and a extension. Journal of Marketing, 56, 55-68,

Dulen, J. Quality control (1999). Restaurant & Institutions, 109 (5), 38-52.

Fitzsimonns, J. A., & Fitzsimmons, M. J. (2005). Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação (4 ed.). Porto Alegre: Bookman.

Gronroos, C. (1984). A service quality model and its marketing implications. European Journal of Marketing, 18(4), 36-45.

Gronroos, C. (2004). Marketing: gerenciamento e serviços (2 ed.). Rio de Janeiro: Elsevier.

Gronroos, C. (2009). Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Elsevier.

Iglesias, M. P., & Guillén, M. J. (2004). Perceived quality and price: their impact on the satisfaction of restaurant customers. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 16 (6), 373-379.

Kivela, J. (2000). Consumer research in the restaurant environment. Part 3. Analysis, findings and conclusions. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 12, 13-30.

Kivela, J., Inbakaran, R. & Reece, J. (1999). Consumer research in the restaurant environment, Part 1: a conceptual model of dining satisfaction and return patronage. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 11(5), 205-222.

Leblanc, G. & Nguyen, N. (1997). Searching for excellence in business education: an exploratory study of customer impressions of service quality. International Journal of Educational Management, 11, 72-79.

Lovelock, C. H. (1985). Developing and managing the customer-service function in the service sector. The Service Encounter: Managing Employee Customer Interaction in Service Business, Lexington Books, Lexington, MA, 265-280.

Lovelock, C., & Wright, L. (2006). Serviços: marketing e gestão. São Paulo: Saraiva.

Moura, M. A. (2014). Grau de satisfação dos alunos da Universidade Federal do Piauí em relação aos serviços prestados pelo Restaurante Universitário do Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba – PI. Congresso Internacional de Administração Anais Gestão Estratégica: Ética e Transparência nas Organizações.

Namkung, Y. (2008). Are highly satisfied restaurant customers really different? A quality perception perspective. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 20 (2), 142-155, 2008.

Namkung, Y., & Jang, S. (2007). Does food quality really matter in restaurant: its impact of customer satisfaction and behavioral intentions? Journal of Hospitality and Tourism Research, 31, 387-410.

Oliver, R. L. (1980). A cognitive model of the antecedents and consequences of satisfaction decisions. Journal of Marketing Research, 17(4), 460-469.

Oliver, R. L. (1999). Whence consumer loyalty? Journal of Marketing, 63, 33–44.

Olsen, S. O. (2002). Comparative evaluation and the relationship between quality, satisfaction, and repurchase loyalty. Journal of the Academy of Marketing Science, 30, 240-249.

Parasuraman, A. (1988). Servqual: A multiple item scale for measuring consumer perceptions of service quality. Journal of Retailing, 64(1), 12-40.

Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Berry, L. L. (1985). A conceptual model of services quality and its implication for future research. Journal of Marketing, 49(4), 41-50.

Peri, C. (2006). The universe of food quality. Food Quality and Preference, 17 (1), 3-8.

Pun, K., & Ho, K. (2001). Identification of service quality attributes for restaurant operations: a Hong Kong case. Managing Service Quality: An International Journal, 11 (4), 233-240.

Raajpoot, N. A. (2002). TANGSERV: a multiple item scale for measuring tangible quality in foodservice industry. Journal of Foodservice Business Research, 5 (2), 109-127.

Robledo, M. A. (2001). Measuring and managing service quality: integrating customer expectations. Managing Service Quality: An International Journal, 11 (1), 22-31.

Soriano, D. R. (2002). Customers’ expectations factors in restaurants. International Journal of Quality & Reliability Management, 19 (8), 1055-1067.

Sulek, J. M., & Hensley, R. L. (2004). The relative importance of food, atmosphere, and fairness of wait. The Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, 45 (3), 235-247.

Sumaedi, S. & Yarmen, M. (2015). Measuring Perceived Service Quality of Fast Food Restaurant in Islamic Country: a Conceptual Framework. The First International Symposium on Food and Agro-biodiversity. Procedia Food Science, 3, 119-131.

Susskind, A. M. & Chan, E. K. (2000). How restaurant features affect check averages: a study of the Toronto restaurant market. The Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, 41 (6), 56-63.

Zeithaml, V. A. & Bitner, M. J. (2003). Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman.