Reflexões sobre as Bases Filosóficas dos Princípios Contábeis Outros Idiomas

ID:
58099
Resumo:
Desde a antiguidade a filosofia tem se valido do estudo do pensamento, da razão, da verdade, da ética e do conhecimento que permeiam os ramos da ciência. A Teoria da Contabilidade, quando estudada sob a abordagem ética, deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Os princípios no âmbito da Teoria da Contabilidade não são uniformes, sendo evidenciados nas estruturas conceituais e normas dos países segundo sua cultura, costumes, valores éticos e sistemas jurídicos. Assim, tomando por partida as raízes italianas do método das partidas dobradas (berço da contabilidade), analisa-se as bases filosóficas dos princípios contábeis no Brasil e na França (berço do Iluminismo). Por meio de um ensaio teórico de caráter crítico-argumentativo revela-se que por trás dos conceitos definidos nos princípios contábeis encontram-se fundamentações teórico-filosóficas. Conclui-se que os princípios contábeis, em sua concepção, coadunam-se aos pressupostos filosóficos da ética, da moral e da busca pela verdade.
Citação ABNT:
IUDÍCIBUS, S.; NIYAMA, J. K.; OLIVEIRA, V. R. F.; BEUREN, I. M. Reflexões sobre as Bases Filosóficas dos Princípios Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 42, p. 158-173, 2020.
Citação APA:
Iudícibus, S., Niyama, J. K., Oliveira, V. R. F., & Beuren, I. M. (2020). Reflexões sobre as Bases Filosóficas dos Princípios Contábeis. Revista Contemporânea de Contabilidade, 17(42), 158-173.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n42p158
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58099/reflexoes-sobre-as-bases-filosoficas-dos-principios-contabeis/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português