Particularidades em Ferramentas de Financiamento: Um Estudo de Caso de uma Agência de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro, Brasil Outros Idiomas

ID:
58229
Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar os objetivos e as interações das ferramentas de financiamento à inovação do ponto de vista de uma fundação de apoio à ciência, tecnologia e inovação. O assunto tratado é o caso da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e a incorporação de uma Diretoria de Tecnologia. Trabalhando lado a lado com a comunidade científica, a Fundação enfrenta desde 2002 o desafio de interagir, financiar e impulsionar a inovação, enquanto mantém mais de 40 anos de financiamento de pesquisa básica (1980 a 2019). Com atividades de P&D no Brasil centradas em universidades públicas, institutos de pesquisa e apenas uma pequena parcela em empresas (apenas 5% das empresas inovadoras realizam P&D), a FAPERJ enfrenta o desafio de criar ferramentas de financiamento que melhorem a interação entre esses atores. A amostra analisada neste estudo relaciona os critérios de elegibilidade usados no Auxílio ao Desenvolvimento Tecnológico da FAPERJ (ADT) com um programa semelhante e inspirador, de apoio à Pesquisa de Inovação em Pequenas Empresas (SBIR) dos Estados Unidos da América. Como resultado, a despeito dos esforços desprendidos, observa-se a baixa interação entre universidades e setor empresarial, mostrando que apenas uma pequena parte dos projetos financiados pela FAPERJ pode atingir a comercialização.
Citação ABNT:
ALMEIDA, D. P.; RENAULT, T. B.; ANGELKORTE, G. B.; FONSECA, M. V. A.; YATES, S. Particularities in Financing Tools: A Case Study of an Agency for Science, Technology and Innovation of Rio de Janeiro State, Brazil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, v. 6, n. 2, p. 134-142, 2020.
Citação APA:
Almeida, D. P., Renault, T. B., Angelkorte, G. B., Fonseca, M. V. A., & Yates, S. (2020). Particularities in Financing Tools: A Case Study of an Agency for Science, Technology and Innovation of Rio de Janeiro State, Brazil. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 6(2), 134-142.
DOI:
https://doi.org/10.20401/rasi.6.2.438
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58229/particularidades-em-ferramentas-de-financiamento--um-estudo-de-caso-de-uma-agencia-de-ciencia--tecnologia-e-inovacao-do-estado-do-rio-de-janeiro--brasil/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês