Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares Outros Idiomas

ID:
58351
Resumo:
Objetivo': com o intuito de produzir novos insights acerca dos efeitos da remuneração dos executivos nas empresas, investiga-se a relação da remuneração dos executivos com o desempenho (curto prazo) e a política de investimentos (longo prazo) em empresas brasileiras familiares e não familiares listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B3). 'Métodos': pesquisa de procedimento documental foi realizada com dados da Economática® e de relatórios das empresas (Relatório da Administração, Formulário de Referência e Notas Explicativas). A amostra de 87 empresas compõe-se de 48 familiares e 39 não familiares. 'Resultados': indicam que a remuneração variável de curto prazo apresenta relação com desempenho e política de investimentos das empresas, enquanto a remuneração variável de longo prazo não apresentou significância. A remuneração variável de curto prazo revela potencial para maximizar o desempenho das empresas, com impacto mais forte nas não familiares. Em face à política de investimentos, a remuneração variável de curto prazo apresenta relação negativa, mas este efeito é revertido para as empresas não familiares. 'Conclusão': a remuneração dos executivos pode ser um mecanismo de governança para alinhar os interesses das partes, tanto em empresas familiares como em não familiares. Todavia, seu dimensionamento preciso deve considerar o tipo de propriedade e gestão corporativa.
Citação ABNT:
BEUREN, I. M.; PAMPLONA, E.; LEITE, M. Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares . Revista de Administração Contemporânea, v. 24, n. 6, p. 514-531, 2020.
Citação APA:
Beuren, I. M., Pamplona, E., & Leite, M. (2020). Remuneração dos Executivos e Desempenho em Empresas Brasileiras Familiares e Não Familiares . Revista de Administração Contemporânea, 24(6), 514-531.
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2020200167
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58351/remuneracao-dos-executivos-e-desempenho-em-empresas-brasileiras-familiares-e-nao-familiares-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português