Propostas de Intervenções para Melhorias na Gestão de uma Microempresa de Prestação de Serviços do Ramo 'Pet' Outros Idiomas

ID:
58494
Resumo:
Este artigo tecnológico teve como objetivo apresentar propostas de intervenções de melhorias na gestão de uma microempresa de prestação de serviços do ramo pet localizada na região oeste do estado do Paraná. Para tal, foi realizado um diagnóstico por meio de entrevistas presenciais e por meios eletrônicos com a proprietária e análise documental. Diante das situações levantadas, pôde-se entender o negócio e perceber os seus principais problemas e desajustes, e assim, foi possível apresentar propostas de melhorias para a empresa, das quais as principais foram: conhecer quanto cada cliente representa no faturamento, conhecer o lucro ou prejuízo por meio de uma única planilha financeira e mapear os processos dos serviços prestados para entendimento interno. Os resultados apresentados colaboram para a diminuição da dificuldade da empresária na visualização do lucro do empreendimento, bem como para uma melhor clareza da rentabilidade do negócio. A possibilidade de uma unidade piloto para uma franquia, colabora também para os objetivos da empresária.
Palavras-chave:
Citação ABNT:
FREITAS, I. Z.; FAORO, M. F.; LAGO, S. M. S.; ROJO, C. A. Propostas de Intervenções para Melhorias na Gestão de uma Microempresa de Prestação de Serviços do Ramo 'Pet'. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, v. 6, n. 2, p. 78-88, 2019.
Citação APA:
Freitas, I. Z., Faoro, M. F., Lago, S. M. S., & Rojo, C. A. (2019). Propostas de Intervenções para Melhorias na Gestão de uma Microempresa de Prestação de Serviços do Ramo 'Pet'. Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 6(2), 78-88.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58494/propostas-de-intervencoes-para-melhorias-na-gestao-de-uma-microempresa-de-prestacao-de-servicos-do-ramo--pet-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
Almeida, M. A. F. L., & Pacheco, D. A. J. (2015). Gestão estratégica de serviços em uma microempresa prestadora de serviços. Latin American Journal of Business Management, 6(2), 26-58.

Baradel, E. C., Martins, S., & Oliveira, A. R. (2010). Planejamento e controle financeiro: Pesquisa-ação em uma microempresa varejista. Revista de Negócios, 15(4), 78-96.

Borges e Souza, D., & Heinzmann, L. M. (2014). Gestão da inovação: um estudo comparativo em mpes de construção civil. RECC-Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 1(1), 1-13.

Bueno, B. N., Prado, E. S., Soares, A. M., & Domingues, L. H. (2016). Análise dos desafios na gestão estratégica das micro e pequenas empresas: Um estudo de caso em uma transportadora. Revista Espacios, 37(21).

Castro Jr, D. F. L., Silveira-Martins, E., Miura, M. N., & da Silva, M. P. P. (2015). O processo de formulação de estratégias e os recursos intangíveis da empresa: reflexões teóricas sobre esta relação. Revista Capital Científico-Eletrônica (RCCe), 13(1).

Dantas, R. D. S., Santos, D. P., & Lima, J. E. C. (2017). A influência da gestão financeira no desempenho dos microempreendedores individuais da cidade de Juazeiro do NorteCE. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, 5(15), 02-10.

Fernandes, D. R. (2012). Uma visão sobre a análise da Matriz SWOT como ferramenta para elaboração da estratégia. Revista de Ciências Jurídicas, 13(2), 57-68.

Ghilardi, W. J. (2011). Micro ou Pequena Empresa: Na Dúvida, Não Abra!. Tese de Doutorado, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul.

Godarth, K. A. L., & Leismann, E. L. (2015). Fatores discriminantes de mortalidade e sobrevivência de MPE’S de Francisco Beltrão–Paraná. RECC-Revista Eletrônica Científica do CRA-PR, 2(2), 1-17.

Jacintho, P. R. B. (2004). Consultoria empresarial: procedimentos para aplicação em micro e pequenas empresas. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Lambiasi, E., Oyadomari, J. C. T., Alves, A. B., Neto, O. R. M., & Pagano, L. (2017). Implantação de técnicas de gestão financeira em pequena empresa: uma abordagem intervencionista. Práticas em Contabilidade e Gestão, 5(2), 128-148.

Moreira, B. C. M., Gonçalves, M. V., Costa, M. F., & Ferreira, A. C. (2017). Analisando o uso de instrumentos financeiros nas práticas de gestão das empresas do setor de confecção e facção do município de Formiga/MG. http://dx. doi. org/10.21714/19-8225372017v11n1p87107. Revista da Micro e Pequena Empresa, 11(1), 87-107.

Oda, L. K., & Possetti, A. (2018). Ferramentas administrativas para a constituição e manutenção de um empreendimento em Curitiba (MPES). FESPPR Publica, 2(1), 1-19.

Rheinheimer, Z. F., & Cabral, P. M. F. (2017). Papel do consultor externo em gestão de pessoas: percepção do consultor e do cliente. RECC-Revista Eletrônica Científica do CRAPR, 4(2), 53-70.

Rojo, C., & Zanini, B. (2014). Diagnóstico e proposição de mudanças para melhoria na gestão de uma pequena empresa de produtos para saúde, higiene e limpeza. Revista Inteligência Competitiva, 4(4), 26-37.

Souza, A. R, Cancellier, E. L. P. L, & Raupp, F. M. (2016). Análise estratégica fundamentada na estrutura de custos de uma microempresa. Revista Espacios, 37(38).

Woldehanna, T., Amha, W., & Yonis, M. B. (2018). Correlates of business survival: empirical evidence on youth-owned micro and small enterprises in Urban Ethiopia. IZA Journal of Development and Migration, 8(1), 1-26.