Produção Científica Internacional do Tema Bitcoin à luz da Análise de Redes Sociais Outros Idiomas

ID:
58501
Periódico:
Resumo:
O objetivo deste estudo foi investigar o perfil e as características de colaboração da produção científica internacional do tema bitcoin durante o período de 2008 a 2017 à luz da análise de redes sociais. Metodologicamente, utilizaram-se as técnicas de análise de redes sociais. Os principais resultados foram: nas redes one-mode, foi constatada uma baixa densidade em todas elas, contudo fica iminente o potencial de crescimento do tema investigado, podendo ser influenciador e contribuir para a robustez, a posteriori, da citada densidade. No que tange aos atores influentes, realçam-se Glenn Parry e Beth Kewell, enfocando os pesquisadores; University of the West of England, Holy Spirit University of Haslik e The University of Surrey no que tange às instituições; e os Estados Unidos e o Reino Unido em relação aos países. No contexto das redes two-mode, averiguou-se que as publicações sobre Bitcoin começaram a ascender a partir de 2012; observou-se uma predominância de artigos divulgados individualmente; e a revista científica internacional que ficou em relevo foi a International Financial Law Review. A pesquisa contribui com o mapeamento de estudos sobre este tema, colaborando, posteriormente, para o maior incentivo e desenvolvimento de novas pesquisas e visibilidade para o citado tema.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.Produção Científica Internacional do Tema Bitcoin à luz da Análise de Redes Sociais. Sinergia, v. 24, n. 2, p. 61-74, 2020.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M.(2020). Produção Científica Internacional do Tema Bitcoin à luz da Análise de Redes Sociais. Sinergia, 24(2), 61-74.
DOI:
https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n2-11159
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58501/producao-cientifica-internacional-do-tema-bitcoin-a-luz-da-analise-de-redes-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português