Os Impactos do GP Brasil de Fórmula 1 para a Cidade de São Paulo Outros Idiomas

ID:
58525
Resumo:
'Objetivo': Explorar quais foram os impactos gerados pelo GP Brasil de Fórmula 1 para a cidade de São Paulo no período de 2015 a 2019. 'Metodologia/abordagem': Qualitativa e exploratória. Analisamos documentos como relatórios publicados pela Prefeitura de São Paulo e pela empresa promotora do evento, bem como informações divulgadas em veículos de comunicação. Também conduzimos entrevistas com os seguintes interlocutores: a vice-prefeita da cidade de São Paulo na época e o diretor da empresa municipal responsável pela gestão do Autódromo de Interlagos, a CEO da empresa promotora e organizadora do evento no Brasil, um jornalista esportivo e um morador do bairro de Interlagos, região onde se localiza o Autódromo. 'Originalidade/Relevância': Os Grande Prêmios de Fórmula 1 são utilizados por governantes como instrumentos de desenvolvimento e de promoção da imagem de suas sedes em nível internacional. Entretanto, ainda são incipientes os estudos acadêmicos sobre os impactos deste tipo de megaevento para suas cidades sedes. 'Principais resultados': O GP Brasil gerou os seguintes impactos para a cidade: econômicos (recursos públicos investidos, geração de empregos temporários, melhora na venda de alguns serviços como hospedagem e alimentação e oportunidades para negócios entre empresas), físicos (modificações na estrutura de trânsito e manutenção de vias de acesso ao Autódromo) e socioculturais (sensação de orgulho dos moradores e aumento de insegurança na região do Autódromo). 'Contribuições teóricas/metodológicas': Os resultados desta pesquisa sugerem que a realização de megaeventos pode ter impactos positivos quando ocorrem na mesma cidade ao longo dos anos, pois geram a possibilidade de reutilizar recursos pré-existentes e desenvolver conhecimentos e habilidades por parte de governantes e seus organizadores.
Citação ABNT:
VAROTTI, F. P.; NASSIF, V. M. J.; SOUZA, D. L. Os Impactos do GP Brasil de Fórmula 1 para a Cidade de São Paulo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 9, n. 1, p. 71-92, 2020.
Citação APA:
Varotti, F. P., Nassif, V. M. J., & Souza, D. L. (2020). Os Impactos do GP Brasil de Fórmula 1 para a Cidade de São Paulo. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, 9(1), 71-92.
DOI:
https://doi.org/10.5585/podium.v9i1.14484
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58525/os-impactos-do-gp-brasil-de-formula-1-para-a-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português