Estratégias de Inovação: Uma Análise em 'Startups' de Tecnologia da Informação Outros Idiomas

ID:
58539
Resumo:
'Objetivo': Analisar as principais estratégias para inovação, utilizadas por startups de tecnologia da informação. 'Metodologia': Foi desenvolvido um estudo exploratório qualitativo, com as evidências interpretadas a partir da técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados ocorreu por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado aplicado a quatro gerentes (fundadores) de startups de tecnologia da informação, domiciliadas nos estados de Sergipe, Maranhão e Ceará. 'Principais resultados': As principais práticas de fomento à inovação aberta identificadas foram as parcerias com clientes e organizações; e a estratégia menos encontrada foi a internacionalização. 'Contribuições teóricas/metodológicas': Este estudo contribui com a literatura sobre o assunto, confirmando, por meio de evidências empíricas, que as práticas de inovação aberta, adotadas por startups de tecnologia da informação, são, prioritariamente, as parcerias, que seguem uma implementação informal, por meio dos conhecimentos e das habilidades oferecidos pelas partes envolvidas, para suprir deficiências operacionais e obter aprendizado específico. Outra relevante constatação foi que a não colaboração com atores institucionais favorece a implementação de inovações incrementais. 'Relevância/Originalidade': As startups de tecnologia da informação são negócios reconhecidamente ativos na inserção de inovações no mercado. Contudo, estudos sobre as estratégias de inovação, nesse tipo de negócio, ainda são escassos, e conhecer a natureza e as formas de implementação dessas estratégias é pertinente, uma vez que pode fomentar resultados melhores em inovação.
Citação ABNT:
ROCHA, R. O.; OLAVE, M. E. L.; ORDONEZ, E. D. M. Estratégias de Inovação: Uma Análise em 'Startups' de Tecnologia da Informação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 237-271, 2020.
Citação APA:
Rocha, R. O., Olave, M. E. L., & Ordonez, E. D. M. (2020). Estratégias de Inovação: Uma Análise em 'Startups' de Tecnologia da Informação. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 237-271.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1653
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58539/estrategias-de-inovacao--uma-analise-em--startups--de-tecnologia-da-informacao/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português