Comportamento e Potencial Empreendedor à Luz da Escala de Carland Entrepreneurship Index (CEI), na Ótica de Estudante Universitários Outros Idiomas

ID:
58540
Resumo:
'Objetivo': analisar a contribuição do ensino de empreendedorismo para o desenvolvimento do potencial empreendedor dos estudantes de Administração de uma Instituição de Ensino Superior. 'Método': o estudo foi dividido em duas etapas: (1) uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualitativa; e (2) um estudo quantitativo, por meio de uma survey. O instrumento de coleta de dados utilizado foi proposto por Carland, Carland e Hoy (1992), denominado de Carland Entrepreneurship Index (CEI). 'Originalidade/Relevância': a pesquisa aprofunda a discussão acerca do potencial empreendedor e do ensino de empreendedorismo, no âmbito da Educação Superior, evidenciando fatores empíricos decisivos para a formação de novos gestores empreendedores. 'Resultado's: os mecanismos metodológicos mostraram a existência de conhecimentos congruentes entre o modelo testado e os conteúdos disseminados em sala de aula, evidenciando, com isso, a contribuição para a formação empreendedora dos estudantes, nos quesitos decrescentes de identificação de potencial empreendedor, tanto para micro quanto para macroempreendedores.'Contribuições teóricas/metodológicas': o estudo contribui com a literatura, ao sinalizar, por meio das proposições empíricas, que a integralização de conteúdos, no processo da formação do estudante, exerce uma função balizadora na construção de comportamentos voltados à educação empreendedora. 'Contribuições sociais/para a gestão': os achados em campo foram salutares ao direcionamento da gestão pedagógica e da equipe docente, no que diz respeito à interdisciplinaridade de conteúdos de formação empreendedora, nos núcleos de formação básica, complementar e no conteúdo dos estudos quantitativos e de suas tecnologias, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Graduação em Administração.
Citação ABNT:
BENDOR, M. E. M. S.; LENZI, F. C.; SOUSA, A. M. R. Comportamento e Potencial Empreendedor à Luz da Escala de Carland Entrepreneurship Index (CEI), na Ótica de Estudante Universitários. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 272-302, 2020.
Citação APA:
Bendor, M. E. M. S., Lenzi, F. C., & Sousa, A. M. R. (2020). Comportamento e Potencial Empreendedor à Luz da Escala de Carland Entrepreneurship Index (CEI), na Ótica de Estudante Universitários. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 272-302.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1636
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58540/comportamento-e-potencial-empreendedor-a-luz-da-escala-de-carland-entrepreneurship-index--cei---na-otica-de-estudante-universitarios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português