Discurso e Empreendedorismo Social: O que a Prática de Estudantes Engajados em Projetos Sociais Pode Revelar? Outros Idiomas

ID:
58541
Resumo:
'Objetivo do estudo': Este estudo objetiva compreender, sob a ótica da Análise Crítica do Discurso (ACD), as concepções discursivas dos estudantes sobre a experiência prática de projetos sociais na disciplina de Empreendedorismo Social (ES) do curso de Administração da UNIFEI-MG. 'Metodologia/abordagem': Assim como sugere Norman Fairclough (2001; 2003), considerou-se o discurso como uma prática social e, foram analisadas as práticas textuais, discursivas e sociais dos estudantes investigados. Os discursos foram coletados por meio da realização de dois grupos focais e os resultados analisados com base na ACD. 'Principais resultado's: Os resultados apontam que há divergências nas produções discursivas de ambos os grupos de estudantes, sendo que o grupo com alto aproveitamento acadêmico revela um discurso pautado na racionalidade substantiva, com emoção, intensidade e se baseia em valores direcionados a um bem coletivo. Em contraste, o grupo que obteve baixo aproveitamento acadêmico se pauta na racionalidade instrumental, e na necessidade de se trabalhar por um retorno financeiro. 'Contribuições teóricas/metodológicas': Evidenciou-se que as concepções discursivas externalizadas refletem a prática discursiva do ES, mas ao mesmo tempo demarcam o discurso gerencial hegemônico da Administração e sua lógica instrumental. 'Relevância/originalidade': Kedmenec et al. (2016) e Shahverdi et al. (2018) reforçam a relevância da incorporação do conteúdo discursivo de ES nos cursos tradicionais. Constata-se que o ES é capaz de proporcionar soluções efetivas para diversos problemas sociais, econômicos e ambientais, na perspectiva de valorização do caráter humanitário e da emancipação social (Shahverdi et al., 2018).
Citação ABNT:
MINEIRO, A. A. C.; DORNELA, F. J.; ARANTES, I. C. S.; COUGO, J. S. Discurso e Empreendedorismo Social: O que a Prática de Estudantes Engajados em Projetos Sociais Pode Revelar? . Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 303-330, 2020.
Citação APA:
Mineiro, A. A. C., Dornela, F. J., Arantes, I. C. S., & Cougo, J. S. (2020). Discurso e Empreendedorismo Social: O que a Prática de Estudantes Engajados em Projetos Sociais Pode Revelar? . Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 303-330.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1327
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58541/discurso-e-empreendedorismo-social--o-que-a-pratica-de-estudantes-engajados-em-projetos-sociais-pode-revelar---/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português