Priorização de Stakeholders em Empresas Familiares: Um Ensaio Teórico Outros Idiomas

ID:
58542
Resumo:
'Objetivo do estudo': identificar os fatores que influenciam a priorização de stakeholders em empresas familiares. 'Metodologia/Abordagem': para a condução do estudo, foi desenvolvido um ensaio teórico, baseado no “modelo de saliência de stakeholders”, que aborda critérios de priorização, e no “modelo de três círculos”, que apresenta as interseções entre família, gestão e propriedade, peculiares em empresas familiares. 'Principais resultados': os resultados apontam a saliência de três grupos de stakeholders internos na empresa familiar (o fundador, os membros da próxima geração e os funcionários sem vínculo familiar), a partir dos atributos de poder, de legitimidade e de urgência, e considerando a simultaneidade dos papéis desempenhados. 'Contribuições teóricas': o estudo contribui para a gestão e a priorização de stakeholders, por considerar as semelhanças e as diferenças entre empresas familiares e não familiares; e por incluir o atributo “simultaneidade de papéis” como fator de influência importante nesse fenômeno. 'Relevância/Originalidade': a inclusão do atributo “simultaneidade de papéis” é relevante para o avanço da “teoria dos stakeholders”, no contexto de empresas familiares, pois oferece maior abrangência e precisão ao modelo de saliência; e o estudo fomenta a discussão sobre como alocar os recursos organizacionais diante das diversas demandas existentes.
Citação ABNT:
BARAKAT, S. R.; COUTINHO, T.; SARTURI, G. Priorização de Stakeholders em Empresas Familiares: Um Ensaio Teórico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 331-360, 2020.
Citação APA:
Barakat, S. R., Coutinho, T., & Sarturi, G. (2020). Priorização de Stakeholders em Empresas Familiares: Um Ensaio Teórico. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 331-360.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1532
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58542/priorizacao-de-stakeholders-em-empresas-familiares--um-ensaio-teorico/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português