Experiência Empreendedora no Brasil e nos EUA: Aspectos Culturais e Financeiros sob o Ponto de Vista de Empreendedores Brasileiros Outros Idiomas

ID:
58543
Resumo:
'Objetivo do estudo': comparar a experiência empreendedora no Brasil (nas regiões sul e sudeste do país) e nos Estados Unidos (na região do sul da Flórida), sob o ponto de vista de empreendedores brasileiros e, especificamente, em relação aos determinantes “cultura” e “acesso a capital”. 'Metodologia': estudo qualitativo exploratório, por meio de entrevistas com empreendedores brasileiros com experiência na abertura de empresas tanto no Brasil quanto nos EUA. 'Principais resultados': embora a situação econômica e a imagem do empreendedor perante a sociedade americana favoreçam o empreendedorismo, há o medo do fracasso em ambos os países. Além disso, a ideia de que a obtenção de crédito é abundante e fácil nos EUA não foi verificada nas entrevistas. Por fim, ao mesmo tempo em que os empreendedores entrevistados admiram as regras americanas e criticam a burocracia brasileira, eles também sentem falta da flexibilização existente no Brasil. 'Contribuições teóricas/metodológicas': este estudo possibilita pesquisas que comparem o mercado de capital de risco dos dois países, assim como outros determinantes componentes do ecossistema empreendedor. 'Originalidade/relevância': este estudo é relevante porque examina as diferenças entre a experiência empreendedora no Brasil e nos EUA, por meio de relatos de empreendedores brasileiros. 'Contribuições sociais/para a gestão': por meio das experiências relatadas, foi possível compreender como as diferenças entre os dois países comparados podem modificar o ambiente empreendedor, no que diz respeito, especialmente, a aspectos culturais e financeiros.
Citação ABNT:
ROCHA, B. G.; ANDREASSI, T. Experiência Empreendedora no Brasil e nos EUA: Aspectos Culturais e Financeiros sob o Ponto de Vista de Empreendedores Brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 9, n. 3, p. 361-383, 2020.
Citação APA:
Rocha, B. G., & Andreassi, T. (2020). Experiência Empreendedora no Brasil e nos EUA: Aspectos Culturais e Financeiros sob o Ponto de Vista de Empreendedores Brasileiros. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, 9(3), 361-383.
DOI:
http://dx.doi.org/10.14211/regepe.v9i3.1403
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58543/experiencia-empreendedora-no-brasil-e-nos-eua--aspectos-culturais-e-financeiros-sob-o-ponto-de-vista-de-empreendedores-brasileiros/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português