Título Inglês:
Frequency in the Use of the Strategies of the Stricto Sensu Programs of Brazil's HEIs of the Area of Public Administration and of Companies, Accounting Sciences and Tourism in the Scenarios Surveyed for the Period from 2019 to 2030
Resumo:
A pesquisa de prospecção de cenários vem se tornando uma ferramenta importante para a educação superior nas Instituições de Ensino Superior (IESs) públicas e privadas do Brasil, pois coopera para a estratégia dos programas de pós-graduação, em especial para o planejamento estratégico alicerçado em uma investigação prospectiva de cenários/futuros prováveis/preferidos, sendo possível, assim, impactar positivamente no postura organizacional, na minimização de riscos, ajudando no processo decisório, nas tomadas de decisões e nas escolhas de estratégias competitivas que, porventura, serão implementadas e adotadas. O objetivo deste estudo foi verificar as estratégias com maior frequência a serem utilizadas nos cenários prospectados dos Programas de Stricto Sensu das IESs do Brasil da área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, embasada pela metodologia sugerida pelos autores Blanning e Reinig (1998). Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa do tipo qualiquanti, com predomínio da abordagem quantitativa. Esta pesquisa utilizou técnicas de cenário para encontrar os cenários realista, otimista e pessimista. Usou também estatística descritiva. Os resultados basilares mostram que, quanto à frequência do uso das estratégias por cenário e quanto ao uso extremo das estratégias, a estratégia “fomentar a qualidade das teses e das dissertações” ficou em destaque nos cenários otimista e realista; olhando para o cenário pessimista, a estratégia que ficou em relevância foi a redução de custos. Conclui-se que a prospecção de cenários nesta pesquisa, definiu estratégias competitivas para os diferentes e alternativos cenários dos programas de pós-graduação stricto sensu da área de administração, ciências contábeis e turismo durante o período de 2019 a 2030, colaborando para melhor entender e compreender a importância dos cenários prospectados no ensino superior brasileiro, em especial no stricto sensu, trazendo como destaque algumas estratégias, que, de acordo com diferentes finalidades, podem assessorar estes programas em suas respectivas perpetuidades e na criação de vantagem competitiva no mercado em que atuam no Brasil. Ressalta-se também que os achados encontrados aqui, vão ao encontro do que são preconizados pelos documentos de área da CAPES, contribuindo assim para o enriquecimento das informações elencadas, evidenciadas e socializadas neste estudo. A contribuição deste estudo para a literatura científica da área traz a baila estratégias que poderão viabilizar colaborações importantes para as IESs e seus respectivos programas de pós-graduação stricto sensu da área de administração, contabilidade e turismo em cenários de incertezas e desafios em decorrência da competitividade, perseguindo e alçando a posteriori melhores níveis de performance organizacional.
Resumo Inglês:
Scenario prospecting research has become an important tool for higher education in public and private higher education institutions (HEIs) in Brazil, as it contributes to the strategy of postgraduate programs, especially for strategic planning based on prospective investigation of probable / preferred scenarios / futures, thus positively impacting organizational posture, risk minimization, aiding decision-making, decision-making and competitive strategy choices that may be implemented and adopted. The aim of this study was to verify the most frequently used strategies in the prospective scenarios of the Stricto Sensu Programs of the Brazilian HEIs in Public Administration and Business, Accounting and Tourism, based on the methodology suggested by the authors Blanning and Reinig (1998). This study was carried out by means of a qualitative-quantitative research, with a predominance of the quantitative approach. This research used scenario techniques to find the scenarios realistic, optimistic and pessimistic. He also used descriptive statistics. The baseline results show that the strategy "to promote the quality of theses and dissertations" was emphasized in the optimistic and realistic scenarios regarding the frequency of use of strategies by scenario and extreme use of strategies; looking at the pessimistic scenario, the strategy that was in relevance was the reduction of costs. It is concluded that scenarios in this research defined competitive strategies for the different and alternative scenarios of the stricto sensu postgraduate programs in the area of administration, accounting sciences and tourism during the period from 2019 to 2030, collaborating to better understand and understand the importance of scenarios prospected in Brazilian higher education, especially in stricto sensu, highlighting some strategies that, according to different purposes, can advise these programs in their respective perpetuities and in the creation of competitive advantage in the market in which they operate in Brazil. It is also worth noting that the findings found here, meet the requirements of the CAPES area documents, thus contributing to the enrichment of the information listed, evidenced and socialized in this study. The contribution of this study to the scientific literature of the area brings up strategies that may enable important collaborations for HEIs and their respective stricto sensu postgraduate programs in the area of administration, accounting and tourism in scenarios of uncertainty and challenges due to competitiveness, pursuing and raising a posteriori better levels of organizational performance.
Citação ABNT:
RIBEIRO, H. C. M.; FORTE, S. H. A. C. Frequência no Uso das Estratégias dos Programas de Stricto Sensu das IESs do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis E Turismo Frente aos Cenários Prospectados para o Período de 2019 a 2030. Revista de Administração da Unimep, v. 18, n. 3, p. 59-91, 2020.
Citação APA:
Ribeiro, H. C. M., & Forte, S. H. A. C. (2020). Frequência no Uso das Estratégias dos Programas de Stricto Sensu das IESs do Brasil da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis E Turismo Frente aos Cenários Prospectados para o Período de 2019 a 2030. Revista de Administração da Unimep, 18(3), 59-91.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58621/frequencia-no-uso-das-estrategias-dos-programas-de-stricto-sensu-das-iess-do-brasil-da-area-de-administracao-publica-e-de-empresas--ciencias-contabeis-e-turismo-frente-aos-cenarios-prospectados-para-o-periodo-de-2019-a-2030/i/pt-br