Traços de Personalidade como Antecedentes da Coopetição Individual entre Pós-Graduandos da área de Negócios Outros Idiomas

ID:
58636
Resumo:
Os aspectos humanos estão no centro do processo relacional entre as organizações. Assim, este estudo tem como objetivo analisar, a partir do modelo HEXACO de traços de personalidade, quais as características de indivíduos da área de negócios que influenciam a coopetição. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa. Os dados da pesquisa foram obtidos mediante aplicação de questionário junto aos alunos de pós-graduação stricto sensu da área de negócios (dos cursos de administração, ciências contábeis e economia) de Universidades Federais brasileiras. Um total de 170 discentes retornaram o questionário com respostas válidas. Por meio dos resultados, verificou-se que apenas o traço de personalidade denominado conscienciosidade, que inclui características como organização e disciplina, parece estar relacionado à coopetição. Sendo assim, indivíduos com esta característica tendem a desenvolver bem atividades que compreendem cooperação e competição simultaneamente. Por outro lado, indivíduos extrovertidos tendem a priorizar a cooperação à competição, o que pode trazer resultados negativos para unidades ou empresas em relações coopetitivas.
Citação ABNT:
SCHÄFER, J. D.; BORTOLUZZI, D. A.; LUNKES, R. J. Traços de Personalidade como Antecedentes da Coopetição Individual entre Pós-Graduandos da área de Negócios. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, v. 17, n. 2, p. 245-275, 2020.
Citação APA:
Schäfer, J. D., Bortoluzzi, D. A., & Lunkes, R. J. (2020). Traços de Personalidade como Antecedentes da Coopetição Individual entre Pós-Graduandos da área de Negócios. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da UNISINOS, 17(2), 245-275.
DOI:
10.4013/base.2020.172.03
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58636/tracos-de-personalidade-como-antecedentes-da-coopeticao-individual-entre-pos-graduandos-da-area-de-negocios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português