Antecedentes de Conflitos Profissionais Organizacionais Enfrentados por Contadores Profissionais em Diferentes Contextos de Trabalho

ID:
58677
Resumo:
Objetivo – O objetivo deste estudo é examinar os efeitos do compromisso com o interesse público, compromisso profissional, compromisso organizacional e cultura ética organizacional no conflito profissional organizacional (CPO). O estudo também testa as diferenças na percepção do CPO entre profissionais em diferentes contextos de trabalho: (i) contadores profissionais na prática empresarial; (ii) consultores tributários e contábeis; e (iii) auditores. Metodologia – Este estudo baseia-se em um questionário distribuído a 779 contadores profissionais espanhóis. Resultados – Os resultados mostram uma relação negativa entre o compromisso organizacional dos indivíduos e o CPO e entre uma forte cultura ética organizacional e o CPO. Contadores profissionais que trabalham em diferentes contextos exibem diferenças em sua percepção do CPO; consultores tributários/contábeis percebem o CPO em maior grau. Contribuições – Este é o primeiro estudo que analisa o efeito da cultura ética organizacional, juntamente com o compromisso profissional e organizacional, na percepção de pressões decorrentes do CPO entre contadores profissionais em diferentes contextos de trabalho. A identificação de antecedentes dos conflitos que os contadores profissionais podem enfrentar tem implicações na gestão de recursos humanos das organizações e na qualidade dos serviços prestados. Este estudo enfatiza a necessidade de prever em estudos futuros as diferenças no contexto de trabalho dos distintos contadores profissionais.
Citação ABNT:
BARRAINKUA, I.; ESPINOSA-PIKE, M. Antecedentes de Conflitos Profissionais Organizacionais Enfrentados por Contadores Profissionais em Diferentes Contextos de Trabalho. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 22, n. 3, p. 686-704, 2020.
Citação APA:
Barrainkua, I., & Espinosa-pike, M. (2020). Antecedentes de Conflitos Profissionais Organizacionais Enfrentados por Contadores Profissionais em Diferentes Contextos de Trabalho. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 22(3), 686-704.
DOI:
https://doi.org/10.7819/rbgn.v22i3.4068
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58677/antecedentes-de-conflitos-profissionais-organizacionais-enfrentados-por-contadores-profissionais-em-diferentes-contextos-de-trabalho/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português