Efeito das Características dos Gestores na Participação Orçamentária mediado pela Percepção de Justiça Processual Outros Idiomas

ID:
58719
Resumo:
Objetivo: examinar a relação entre características dos gestores, percepção de justiça processual e participação orçamentária. Método: foi realizada uma survey com 94 gestores de grandes hotéis do Brasil, e adotada a técnica de modelagem de equações estruturais para a análise dos dados, realizada no software SmartPLS, versão 3. Originalidade/Relevância: a proposta denota que as decisões tomadas durante o processo orçamentário estão relacionadas com caraterísticas dos gestores, como idade, gênero, nível e área de formação, nível hierárquico, tempo no cargo e dualidade, as quais exercem influência sobre a participação orçamentária e a percepção de justiça processual. A relevância da pesquisa está em verificar a mediação da justiça processual na relação entre as características dos gestores e a participação orçamentária. Resultados: os resultados indicam que as características dos gestores e a percepção de justiça processual têm relação direta e positiva com a participação orçamentária. A percepção de justiça processual apresenta, também, relação mediadora entre as características dos gestores e a participação orçamentária. Esses achados reforçam a importância de se considerar as características dos gestores e a percepção de justiça processual para que as organizações alcancem seus propósitos, com o auxílio da participação orçamentária, gerando-se, assim, um círculo virtuoso para os envolvidos. Contribuições teóricas/metodológicas: agrega-se à literatura que trata o tema, ao se considerar que há, ainda, pouco conhecimento de como a justiça processual pode mediar essa relação entre características dos gestores e participação orçamentária. Contribuições sociais/para a gestão: contribui-se para a gestão dos hotéis, visto que é um setor caracterizado por alto nível de concorrência e risco, em que a eficiência do processo orçamentário pode ser um importante fator para o sucesso organizacional.
Citação ABNT:
RENGEL, R.; MONTEIRO, J. J.; LUNKES, R. J.; LAVARDA, C. E. F.; SCHNORRENBERGER, D. Efeito das Características dos Gestores na Participação Orçamentária mediado pela Percepção de Justiça Processual. Contabilidade, Gestão e Governança, v. 23, n. 2, p. 256-275, 2020.
Citação APA:
Rengel, R., Monteiro, J. J., Lunkes, R. J., Lavarda, C. E. F., & Schnorrenberger, D. (2020). Efeito das Características dos Gestores na Participação Orçamentária mediado pela Percepção de Justiça Processual. Contabilidade, Gestão e Governança, 23(2), 256-275.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/1984-3925_2020v23n2a7
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58719/efeito-das-caracteristicas-dos-gestores-na-participacao-orcamentaria-mediado-pela-percepcao-de-justica-processual/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português