Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos 'Projetos e Atividades Especiais – PAES' Outros Idiomas

ID:
58732
Resumo:
Trata-se de estudo exploratório descritivo realizado em uma Instituição de Educação Superior (IES) brasileira com a participação dos coordenadores por sua importância nas ações conjuntas entre cursos. Foram analisados os relacionamentos entre coordenadores e o quanto estes conhecem e promovem ações interdisciplinares tendo por base os Projetos e Atividades Especiais (PAEs) desenvolvidos na instituição. Também foram avaliadas, pelos pesquisados, dimensões consideradas essenciais para o sucesso dos trabalhos de grupos interdisciplinares. Os dados do questionário respondido pelos coordenadores foram interpretados por meio da Análise de Redes Sociais (ARS) com uso do software UciNet V6. Concluiu-se que ações interdisciplinares são incipientes entre os coordenadores. A dimensão “Comunicação eficaz” recebeu a melhor pontuação entre os respondentes para a consolidação da interdisciplinaridade entre os cursos. Já a dimensão “Características individuais” teve a menor pontuação. Notam-se ações individuais para promover e divulgar atividades interdisciplinares e que a interdisciplinaridade está na pauta da IES pesquisada, mas não se evidencia ação institucional para fortalecimento dos relacionamentos entre coordenadores. Características do coordenador e ou do curso fazem com que determinados cursos se mostrem como “ilhas de conhecimento”.
Citação ABNT:
PENOF, D. G.; LEONARDO, S. B.; FARINA, M. C. Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos 'Projetos e Atividades Especiais – PAES'. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 1, p. 24-51, 2020.
Citação APA:
Penof, D. G., Leonardo, S. B., & Farina, M. C. (2020). Desafios da Interdisciplinaridade no Ensino Superior: o Papel do Coordenador de Curso nos 'Projetos e Atividades Especiais – PAES'. Administração: Ensino e Pesquisa, 21(1), 24-51.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13058/raep.2020.v21n1.1523
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58732/desafios-da-interdisciplinaridade-no-ensino-superior--o-papel-do-coordenador-de-curso-nos--projetos-e-atividades-especiais-----paes-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ASHBY, I.; EXTER, M. Designing for interdisciplinarity in higher education: considerations for instructional designers. TechTrends, v. 63, n. 2, p. 202-208, 2019. DOI: 10.1007/s11528-018-0352-z.

AUGSBURG, T. Becoming interdisciplinary: An introduction to interdisciplinary studies. Dubuque, IA: Kendall/Hunt, 3 ed., 254 p., 2016.

BOEREN, E. Researching lifelong learning participation through and interdisciplinary lens. International Journal of Research & Method in Education, v. 40, n. 3, p. 299-310, 2017. DOI: 10.1080/1743727X.2017.1287893.

BRADBEER, J. Barriers to interdisciplinarity: Disciplinary discourses and student learning. Journal of Geography in Higher Education, v. 23, n. 3, p. 381-396, 1999. DOI: 10.1080/03098269985326.

BURSZTYN, M.; DRUMMOND, J. Sustainability science and the university: pitfalls and bridges to interdisciplinarity. Environmental Education Research, 2013. DOI: 10.1080/13504622.2013.780587.

CARR, G.; LOUCKS, D. P.; BLÖSCHL, G. Gaining insight into interdisciplinary research and education programmes: A framework for evaluation. Research Policy, v. 47, n. 1, p. 35-48, 2018. DOI: 10.1016/j. respol.2017.09.010.

CARVALHO, F. C. A. et al. A Interdisciplinaridade no Ensino da Engenharia: a Internet como Ferramenta. In: XXVII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENGE. Anais em CD-ROM, Natal, 1999.

CEZARINO, L. O. et al. Soft systems methodology and interdisciplinarity in management education. Systems Research and Behavioral Science, 33, p. 278-288, 2016. DOI: 10.1002/sres.2383.

CLARK, S.; WALLACE, R. Integration and interdisciplinarity: concepts, frameworks, and education. Policy Sciences, v. 48, n. 2, p. 233-255, 2015. DOI: 10.1007/s11077-015-9210-4.

GARDNER, S. K et al. Socialization to interdisciplinarity: faculty and student perspectives. Higher Education, v. 67, n. 3, p. 255-271, 2014. DOI: 10.1007/s10734-013-9648-2.

HANNEMAN, R. A.; RIDDLE, M. Introduction to social network methods. Riberside, CA: University of California, Riverside. 2005.

HUTCHISON, M. The empathy project: using a project-based learning assignment to increase first-year college students’ comfort with interdisciplinarity. Interdisciplinary Journal of Problem-based Learning, v. 10, n. 1, 2016. DOI: 10.7771/1541-5015.1580.

JACOB, J. W. Interdisciplinary trends in higher education. Palgrave Communications, v. 1, n. 1, p. 1-5, 2015. DOI: 10.1057/palcomms.2015.1.

LARSEN, S. E. Interdisciplinarity, history and cultural encounters. European Review, v. 26, n. 2, p. 354367, 2018. DOI: 10.1017/S1062798717000734.

MACLEOD, M. What makes interdisciplinary difficult? Some consequence of domain specificity in interdisciplinary practice. Synthese, v. 195, n. 2, p. 697-720, 2018. DOI: 10.1007/s11229-016-1236-4.

MILLAR, V. Interdisciplinary curriculum reform in the changing university. Teaching in Higher Education, v. 21, n. 4, p. 471-483, 2016. DOI: 10.1080/13562517.2016.1155549.

MONK, N. Portal pedagogy: from interdisciplinarity and internationalization to transdisciplinarity and transnationalization. London Review of Education, v. 13, n. 3, p. 62-78, 2015.

NANCARROW, S. A. et al. Ten principles of good interdisciplinary team work. Human resources for Health, v. 11, n. 19, p. 1-11, 2013. DOI: 10.1186/1478-4491-11-19.

NEUMANN, P. et al. Interdisciplinary teamwork in HPC education: Challenges, concepts, and outcomes. Journal of Parallel and Distributed Computing, v. 105, p. 83-91, 2017. DOI: 10.1016/j. jpdc.2016.12.025.

REPKO, A. Interdisciplinary research: Process and theory. Thousand Oaks, CA: Sage, 2008.

RHOTEN, D. Interdisciplinary research: Trend or transition. Items and Issues, v. 5, n. 1-2, p. 6-11, 2004.

RHOTEN, D.; CONNOR, E.; HACKETT, E. The act of collaborative creation and the art of integrative creativity: Originality, disciplinarity and interdisciplinarity. Thesis Eleven, v. 96, n. 1, p. 83-108, 2009. DOI: 10.1177/0725513608099121.

RICHTER, D. M.; PARETTI, M. C. Identifying barriers to and outcomes of interdisciplinarity in the engineering classroom. European Journal of Engineering Education, v. 34, n. 1, p. 29-45, 2009. DOI: 10.1080/03043790802710185.

SCANLON, E.; CONOLE, G. Interdisciplinarity in technology enhanced learning: an interview study. Journal of Interactive Media in Education, v. 1, p. 11, 2018. DOI: 10.5334/jime.476.

SELF, J.; BAEK, J. S. Interdisciplinarity in design education: understanding the undergraduate student experience. International Journal of Technology and design education, v. 27, n. 3, p. 459-480, 2017. DOI: 10.1007/s10798-016-9355-2.

SEVERINO, A. J. O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática. In: Fazenda, Ivani C. Arantes (org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2008.

SHANDAS, V.; BROWN, S. E. An empirical assessment of interdisciplinarity: perspectives from graduate students and program administrators. Innovative Higher Education, v. 41, n. 5, p. 411-423, 2016. DOI: 10.1007/s10755-016-9362-y.

SILVA, A. S.; AVELAR, A. B. A.; FARINA, M. C. Pesquisa exploratória sobre a transferência de responsabilidade pelo paciente. Revista da FAE, v. 18, n. 1, p. 70-85, 2015. DOI: 10.5585/rgss.v2i2.79