Estrutura Intelectual dos Estudos em Andamento em Escolas de Negócios

ID:
58758
Resumo:
Examinamos a pesquisa existente nas Escolas de Negócios (EN) na tentativa de entender as influências estruturais e intelectuais na pesquisa convencional, bem como a evolução e as tendências da pesquisa. Por meio de um estudo bibliométrico de cocitação e pareamento bibliográfico, apoiado em análises fatoriais e de rede, de uma amostra de 493 artigos, examinamos 76 artigos selecionados e suas referências. Os resultados indicam que as críticas feitas às EN influenciaram os trabalhos principais. Encontramos três fontes principais de críticas no nível intelectual: Lacuna entre Teoria e Prática, Relevância Social e Currículos e Prática. Nos principais trabalhos identificamos seis tópicos diferentes: Relevância da EN, Relevância do Ensino, Relevância para a Prática, Relevância do Curriculo, Evolução e Influência da EN, e Reputação. Através de nossa pesquisa bibliométrica, contribuímos para a pesquisa das EN de duas maneiras. Permitiu a identificação de trabalhos e temas que influenciaram as reflexões nas EN, pois influenciaram a pesquisa em andamento e, consequentemente, as tendências da pesquisa. Além disso, os resultados servem como orientações possíveis para os gerentes da EN.
Citação ABNT:
SCAFUTO, I. C.; SERRA, F.; GUERRAZZI, L.; MACCARI, ?. Estrutura Intelectual dos Estudos em Andamento em Escolas de Negócios. Brazilian Business Review, v. 17, n. 4, p. 458-487, 2020.
Citação APA:
Scafuto, I. C., Serra, F., Guerrazzi, L., & Maccari, ?. (2020). Estrutura Intelectual dos Estudos em Andamento em Escolas de Negócios. Brazilian Business Review, 17(4), 458-487.
DOI:
https://doi.org/10.15728/bbr.2020.17.4.6
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58758/estrutura-intelectual-dos-estudos-em-andamento-em-escolas-de-negocios/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português