Panorama Brasileiro de Publicações sobre Análise de Redes Sociais Outros Idiomas

ID:
58771
Periódico:
Resumo:
O trabalho objetivou realizar uma pesquisa bibliométrica para identificar e classificar as publicações científicas brasileiras sobre “Análise de Redes Sociais”. Além disso, objetivou-se também revisar e analisar as obras mais utilizadas nas referências dos artigos encontrados a partir da pesquisa bibliométrica. Como método, a busca foi realizada no Portal de Periódicos Capes, com a utilização da palavra-chave “análises de redes sociais” e, a partir de critérios de inclusão e exclusão, 45 artigos foram selecionados. Os dados bibliométricos foram analisados com o auxílio dos softwares SPSS e Iramuteq. As quatro obras mais referenciadas nos artigos foram caracterizadas e suas principais contribuições foram destacadas. Os resultados indicaram que as produções, em geral, são publicadas em periódicos da área de administração; percebeu-se uma aproximação dos estudos com os temas “informação”, “conhecimento” e “capital social”; identificou-se um destaque dos autores Borgatti e Granovetter e das obras Social Network Analysis: Methods and applications e Introduction to Social Network Methods. O trabalho apresenta um panorama das publicações brasileiras envolvendo a Análise de Redes Sociais e pode-se concluir que o tema ainda está em estágio de amadurecimento entre os grupos de pesquisadores brasileiros.
Citação ABNT:
BRAGA, N. L.; MACIEL, R. H. Panorama Brasileiro de Publicações sobre Análise de Redes Sociais. Desafio Online, v. 8, n. 2, p. 263-282, 2020.
Citação APA:
Braga, N. L., & Maciel, R. H. (2020). Panorama Brasileiro de Publicações sobre Análise de Redes Sociais. Desafio Online, 8(2), 263-282.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58771/panorama-brasileiro-de-publicacoes-sobre-analise-de-redes-sociais/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português