A Produção Científica Sobre Capacidades Dinâmicas: um Estudo Bibliométrico de 1997 a 2018 Outros Idiomas

ID:
58792
Resumo:
Objetivo: Realizar uma revisão bibliométrica sobre a produção referente à Abordagem das Capacidades Dinâmicas, compreendendo o período de 1997 a 2018, utilizando a base de dados Web of Science, a fim de evidenciar o panorama de pesquisa nesse período, destacando autores, temas e tendências. Método: Foram seguidas as diretrizes da bibliometria com a aplicação das três leis básicas: Lotka, Bradford e Zipf, também foram utilizados a análise de cocitação e o acoplamento bibliográfico. Ambos medem a força do vínculo entre as public ações e avaliam se o relacionamento produz alguma proximidade, similaridade, complementaridade ou, até mesmo, contraposição temática, textual ou metodológica entre os documentos. Originalidade/Relevância: Com este estudo evidenciou-se a evolução acentuada desta abordagem entre os anos de 1997 e 2018, confirmando estudos e revisões anteriores. Destaca-se o uso de diferentes técnicas de análise dos dados, o que contribuiu para evidenciar similaridades, aproximações e contraposições da produção acadêmica estudada. Resultados: A abordagem das capacidades dinâmicas mostra-se como uma das principais referências no campo da estratégia voltada à obtenção de vantagem competitiva em contextos competitivos e dinâmicos. Evidenciou-se o crescimento do número de publicações, principalmente nos últimos anos, a concentração das publicações em revistas norte-americanas e inglesas, sendo a obra mais citada o estudo de Teece, Pisano e Shuen (1997). O acoplamento bibliográfico dos documentos mais fortemente relacionados produziu três clusters distintos, obviamente determinados pela força de relacionamento produzida pela sua proximidade, complementaridade ou, até mesmo, contraposição temática e metodológica. Contribuições teóricas/metodológicas: contribui para o entendimento deste campo de estudo, bem como, suas diferentes vertentes com similaridades, diferenças e complementariedades, oferecendo um panorama atual da sua evolução e possíveis direcionamentos futuros de pesquisa como o estudo de alguns elementos das capacidades dinâmicas (microfundamentos, papel moderador, capacidades gerenciais e operacionais, capacidade absortiva e de inovação) e a relação da DCV com outros temas (ambidestria organizacional, empreendedorismo e desempenho).
Citação ABNT:
OLIVEIRA, A. P. G.; SAITO, L. M. S.; DOMINGUES, C. R. A Produção Científica Sobre Capacidades Dinâmicas: um Estudo Bibliométrico de 1997 a 2018. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 12, n. 2, p. 223-241, 2020.
Citação APA:
Oliveira, A. P. G., Saito, L. M. S., & Domingues, C. R. (2020). A Produção Científica Sobre Capacidades Dinâmicas: um Estudo Bibliométrico de 1997 a 2018. Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, 12(2), 223-241.
DOI:
http://dx.doi.org/10.24023/FutureJournal/2175-5825/2020.v12i2.483
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58792/a-producao-cientifica-sobre-capacidades-dinamicas--um-estudo-bibliometrico-de-1997-a-2018/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português