Estudo Bibliométrico sobre a Pesquisa Científica de Cafés Certificados na 'Web of Science' Outros Idiomas

ID:
58809
Periódico:
Resumo:
Com destaque no mercado internacional, os chamados cafés especiais vêm ganhando espaço e o seu consumo no contexto mundial apresenta tendência crescente. Nesse sentido, o processo de certificação funciona como atestado de qualidade desse tipo de café e assegura sua origem e rastreabilidade aos consumidores. Para os cafeicultores é uma oportunidade de diferenciar seu produto, com vistas a maior rentabilidade e competitividade. Posto isso, o objetivo deste trabalho é analisar, por meio de um estudo bibliométrico, a produção científica quanto ao tema certificação do café na base Web of Science. Foram consideradas as publicações dos últimos 10 anos (2009 a 2019) e essas analisadas por meio do software VOSviewer. Os resultados apontam que estudos sobre fatores socioeconômicos na certificação do café ainda são poucos, sobretudo no aspecto econômico. As temáticas que prevalecem são as relacionadas à saúde e aos aspectos químicos. Nas publicações sobre certificação do café, “comércio justo”, “México”, “biodiversidade”, “qualidade” e “governança” são os termos que mais aparecem nos estudos. Os países que mais publicam sobre o assunto são Estados Unidos, Brasil e Alemanha, no entanto, desde 2016, países da Ásia e da África têm se destacado.
Citação ABNT:
CABRERA, L. C.; CALDARELLI, C. E. Estudo Bibliométrico sobre a Pesquisa Científica de Cafés Certificados na 'Web of Science'. Reuna, v. 25, n. 2, p. 1-19, 2020.
Citação APA:
Cabrera, L. C., & Caldarelli, C. E. (2020). Estudo Bibliométrico sobre a Pesquisa Científica de Cafés Certificados na 'Web of Science'. Reuna, 25(2), 1-19.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2020v25n2p1-19
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58809/estudo-bibliometrico-sobre-a-pesquisa-cientifica-de-cafes-certificados-na--web-of-science-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português