O Papel da Resiliência na Construção do Significado do Trabalho para Jovens Brasileiros Vítimas de Assédio Moral Outros Idiomas

ID:
58812
Periódico:
Resumo:
Este estudo objetivou analisar o papel da resiliência no comportamento de jovens trabalhadores que vivenciaram o assédio moral, pela percepção dos profissionais de uma associação de ensino profissionalizante. Assim, realizou-se um estudo de caso, de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Foram feitas entrevistas com 21 profissionais da referida associação, cujos dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Ressalte-se que a pesquisa tinha como objetivo inicialmente entrevistar os jovens trabalhadores assistidos pela associação, mas o contato direto com eles foi proibido. Percebeu-se que o assédio moral é percebido por meio de mudanças de comportamento dos jovens quando eles sofrem esse tipo de agressão, tais como isolamento, silêncio, introspecção, quietudes, ou levar as agressões na brincadeira. Também percebeu-se que os jovens tendem a ser resilientes frente às agressões sofridas para manterem seus empregos, seja por necessidade seja por gratidão. Por fim, as consequências do assédio moral que mais afetam a vida pessoal e profissional dos jovens são a desmotivação, o prejuízo ao desempenho no trabalho, a perda do prazer de trabalhar, além de baixa autoestima e problemas psicológicos. Assim, é importante que se desenvolvam e se apliquem ações contra a violência no ambiente do trabalho, promovendo um clima e ambiente saudável para os seus trabalhadores.
Citação ABNT:
OLETO, A. F.; GUERRA, D. S.; PALHARES, J. V.; PAIVA, K. C. M. The Role of Resilience in the Creation of Meaningful Work for Young Brazilian Workers, Victims of Moral Harassment. Reuna, v. 25, n. 2, p. 53-69, 2020.
Citação APA:
Oleto, A. F., Guerra, D. S., Palhares, J. V., & Paiva, K. C. M. (2020). The Role of Resilience in the Creation of Meaningful Work for Young Brazilian Workers, Victims of Moral Harassment. Reuna, 25(2), 53-69.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2179-8834/2020v25n2p53-69
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58812/o-papel-da-resiliencia-na-construcao-do-significado-do-trabalho-para-jovens-brasileiros-vitimas-de-assedio-moral/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Inglês