Qual a Influência da Gestão Familiar no Custo de Financiamento da Dívida? Análise em Companhias com Estrutura de Propriedade Familiar Outros Idiomas

ID:
58826
Resumo:
O estudo verificou a influência da gestão familiar no custo de financiamento da dívida de companhias com estrutura de propriedade familiar. Realizou-se pesquisa descritiva, quantitativa e documental, com consulta aos Formulários de Referência, banco de dados Economática e site da B3, utilizando-se de dados de 2012 a 2016. As companhias foram classificadas como familiares quando o último acionista controlador era uma família. Para identificar o tipo de gestão investigou-se a participação das famílias na diretoria executiva e no conselho de administração. O custo da dívida foi calculado pela razão entre despesas financeiras e passivo oneroso médio. Constatou-se que as variáveis que captavam a existência de gestão familiar eram estatisticamente significantes e com coeficientes negativos, denotando que a gestão familiar influenciava para redução do custo de financiamento da dívida. Assim, a pesquisa adiciona contribuições para a literatura com evidências empíricas relativas ao cenário brasileiro, ainda carente de pesquisas dessa natureza.
Citação ABNT:
MOURA, G. D.; LANZARIN, J.; MAZZIONI, S.; MACÊDO, F. F. R. R. Qual a Influência da Gestão Familiar no Custo de Financiamento da Dívida? Análise em Companhias com Estrutura de Propriedade Familiar . Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 17, n. 43, p. 71-87, 2020.
Citação APA:
Moura, G. D., Lanzarin, J., Mazzioni, S., & Macêdo, F. F. R. R. (2020). Qual a Influência da Gestão Familiar no Custo de Financiamento da Dívida? Análise em Companhias com Estrutura de Propriedade Familiar . Revista Contemporânea de Contabilidade, 17(43), 71-87.
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-8069.2020v17n43p71
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58826/qual-a-influencia-da-gestao-familiar-no-custo-de-financiamento-da-divida--analise-em-companhias-com-estrutura-de-propriedade-familiar-/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português