A Aplicação do 'Storytelling' nas Pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura Outros Idiomas

ID:
58873
Resumo:
O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.
Citação ABNT:
MANOSSO, F. C.; RUIZ, T. C. D.; NAKATANI, M. S. M. A Aplicação do 'Storytelling' nas Pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 337-358, 2020.
Citação APA:
Manosso, F. C., Ruiz, T. C. D., & Nakatani, M. S. M. (2020). A Aplicação do 'Storytelling' nas Pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura. Revista de Turismo Contemporâneo, 8(2), 337-358.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16465
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58873/a-aplicacao-do--storytelling--nas-pesquisas-em-turismo--uma-revisao-bibliometrica--sistematica-e-integrativa-da-literatura/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português