Título Inglês:
The Application of Storytelling in Tourism Research: A Bibliometric, Systematic and Integrative Review of Literature
Resumo:
O storytelling tem o poder de informar, persuadir, emocionar, promover apoio e iniciativas na sociedade. Com a mudança no comportamento do consumidor, a popularização da economia da experiência e as inovações tecnológicas, o uso do storytelling aumentou nos últimos anos. Pois, este, enquanto ferramenta vem sendo trabalhado como meio de promover negócios, produtos e serviços e, no caso do turismo, destinos. Com base em um estudo exploratório, este artigo realizou revisões bibliométrica, sistemática e integrativa da literatura para traçar um panorama a respeito do uso do storytelling nas pesquisas acadêmicas em turismo. Para tal, foram empregados os descritores storytelling, marketing e tourism nas bases de dados: Taylor and Francis, Science Direct, Portal da Capes e Scopus. Com as buscas foi possível compilar um corpus de 22 artigos. Os indicadores bibliométricos apontaram que o estudo da temática é recente, visto que os artigos foram publicados nos últimos doze anos e que há uma dispersão espacial dos pesquisadores que investigam a temática. A revisão sistemática apontou dois objetos de estudo: a experiência turística e o marketing de destinos. Portanto, pode-se concluir que a abordagem do storytelling tem sido empregada como ferramenta de marketing tanto em organizações quanto nos destinos, utilizando-o como estratégia de comunicação da marca, evidenciando sua característica de propagar a partir de narrativas, as experiências vivenciadas e transformar as principais características do destino em histórias.
Resumo Inglês:
Storytelling has the power to inform, persuade, thrill, promote support and initiatives in society. With the changes in consumer behaviour, the popularisation of the economy of experience and technological innovations, the use of storytelling has increased in recent years. It has been used as tool to promote business, products and services and, in the case of tourism, destinations. Based on an exploratory study, this paper carried out bibliometric, systematic and integrative literature reviews to outline the use of storytelling in academic research in tourism. To that end, the descriptors were used: storytelling, marketing and tourism in the databases: Taylor and Francis, Science Direct, Portal de Capes and Scopus. With the searches, it was possible to compile a corpus of 22 articles. The bibliometric indicators indicated that the study of the thematic is recent since the articles were published in the last twelve years and that there is a spatial dispersion of the researchers that investigate the subject. The systematic review pointed to two objects of study: tourism experience and destination marketing. Therefore, it can be concluded that the storytelling approach has been used as a marketing tool both in organisations and in destinations, using it as a communication strategy of the brand, evidencing its characteristic of propagating from narratives, experiences and transform the main attributes of destiny in stories.
Citação ABNT:
MANOSSO, F. C.; RUIZ, T. C. D.; NAKATANI, M. S. M. A Aplicação do 'Storytelling' nas Pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 8, n. 2, p. 337-358, 2020.
Citação APA:
Manosso, F. C., Ruiz, T. C. D., & Nakatani, M. S. M. (2020). A Aplicação do 'Storytelling' nas Pesquisas em Turismo: Uma Revisão Bibliométrica, Sistemática e Integrativa da Literatura. Revista de Turismo Contemporâneo, 8(2), 337-358.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2020v8n2ID16465
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58873/a-aplicacao-do--storytelling--nas-pesquisas-em-turismo--uma-revisao-bibliometrica--sistematica-e-integrativa-da-literatura/i/pt-br