Aplicabilidade das Técnicas de Neuromarketing em Empresas de Grande Porte da Serra Gaúcha Outros Idiomas

ID:
58882
Resumo:
O objetivo deste artigo consiste em identificar as características e a aplicabilidade do neuromarketing em empresas de grande porte da região da Serra Gaúcha. A metodologia utilizada possui abordagem quantitativa, e a coleta de dados ocorreu por meio de uma survey encaminhada às referidas empresas. Os resultados indicam um déficit de conhecimento e de utilização do neuromarketing, evidenciando que as empresas entrevistadas têm muito que explorar no mercado para potencializar os seus resultados. Verificou-se, ainda, a necessidade de aumento do nível de atratividade da empresa para o cliente, o que pode ser realizado com o auxílio do neuromarketing por se tratar de uma ferramenta que possibilita a aproximação com o cliente de forma assertiva.
Citação ABNT:
VIEIRA, E. V.; REIS, Z. C. D.; MATTE, J.; MIRI, D. H.; CHAIS, C.; GANZER, P. P.; OLEA, P. M. Aplicabilidade das Técnicas de Neuromarketing em Empresas de Grande Porte da Serra Gaúcha. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 13, n. 1, p. 3-26, 2020.
Citação APA:
Vieira, E. V., Reis, Z. C. D., Matte, J., Miri, D. H., Chais, C., Ganzer, P. P., & Olea, P. M. (2020). Aplicabilidade das Técnicas de Neuromarketing em Empresas de Grande Porte da Serra Gaúcha. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 13(1), 3-26.
DOI:
http://dx.doi.org/10.19177/reen.v13e120203-26
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58882/aplicabilidade-das-tecnicas-de-neuromarketing-em-empresas-de-grande-porte-da-serra-gaucha/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ALMEIDA, Carlos Felipe Cavalcante de; ARRUDA, Danielle Miranda de Oliveira. O neuromarketing e a neurociência do comportamento do consumidor: o futuro por meio da convergência de conhecimentos. Ciências & Cognição, Fortaleza, v. 19, n. 2, p.278-297, 01 jul. 2014.

ALVAREZ-MILÁN, Agarzelim et al. Strategic customer engagement marketing: A decision making framework. Journal of Business Research, v. 92, p. 61-70, 2018.

BASTIAANSEN, Marcel et al. My destination in your brain: A novel neuromarketing approach for evaluating the effectiveness of destination marketing. Journal of destination marketing & management, 2016.

BOARINI, Dulce Margareth; FAGUNDES, Ligia. Despindo a lógica: a tecnologia revela as decisões de consumo a partir do uso do neuromarketing e do big data na propaganda e no branding. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 40., 2017, Curitiba. Anais. Curitiba: Intercom, 2017. p. 1 15.

CAMARGO, Pedro Celso Julião de. Neuromarketing: a nova pesquisa de comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2013.

CAMARGO, Pedro. Neuromarketing: descodificando a mente do consumidor. Porto: Edições Ipam, 2009.

CARVALHO, Nuno Aléxis Carneiro de. Impulso de comprar em Plataformas Digitais: o papel mediador das Emoções. 2016. 125 f. Dissertação (Mestrado) Curso de Gestão Empresarial, Universidade de Trás-os-montes e Alto Douro, Vila Real, 2015. Disponível em: Acesso em: 18 abr. 2018.

DAUGHERTY, Terry et al. Measuring consumer neural activation to differentiate cognitive processing of advertising: Revisiting Krugman. European Journal of Marketing, v. 52, n. 1/2, p. 182-198, 2018.

DOBORJEH, Zohreh Gholami; DOBORJEH, Maryam G.; KASABOV, Nikola. Attentional bias pattern recognition in spiking neural networks from spatio-temporal EEG data. Cognitive Computation, v. 10, n. 1, p. 35-48, 2018.

FARIAS FILHO, Milton Cordeiro; ARRUDA FILHO, Emílio J. M. Planejamento da pesquisa científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

FREIRE, Otávio Bandeira de Lamônica. Neurociência do Consumidor e Neuromarketing: Potencial de Adoção Teórica com a Aplicação dos Métodos e Técnicas em Neurociência. Remark: Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 16, n. 4, p.439-453, out. 2017.

GUO, Huiling et al. Comparing the impact of different marketing capabilities: Empirical evidence from B2B firms in China. Journal of Business Research, 2018.

HAIR, Joseph F. et al. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009.

HENSEL, David et al. Condução de estudos de neuromarketing perspectivas eticamentepraticante. Cogent Psychology , v. 4, n. 1, p. 1320858, 2017.

JIMENEZ-MARIN, Gloria; ELIAS-ZAMBRANO, Rodrigo; GARCIA MEDINA, Irene. The Hulten, Broweus and Van Dijk model of sensorial marketing applied to retail of textiles in Spain. Revista Mediterranea Comunication-Journal of Communication, v. 9, n. 1, p. 401409, 2018.

KAJALO, Sami; LINDBLOM, Arto. Market orientation, entrepreneurial orientation and business performance among small retailers. International Journal of Retail & Distribution Management, v. 43, n. 7, p. 580-596, 2015.

KOCAK, Akin; CARSRUD, Alan; OFLAZOGLU, Sonyel. Market, entrepreneurial, and technology orientations: impact on innovation and firm performance. Management Decision, v. 55, n. 2, p. 248-270, 2017.

LEE, BongKoo; LEE, Choong-Ki; LEE, Jaeseok. Dynamic nature of destination image and influence of tourist overall satisfaction on image modification. Journal of Travel Research, v. 53, n. 2, p. 239-251, 2014.

LIM, Weng Marc. Demystifying neuromarketing. Journal of Business Research, v. 91, p. 205220, 2018.

LINDSTROM, Martin. A lógica do consumo: Verdades e mentiras sobre porque compramos. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2017.

LIOZU, Stephan M.; HINTERHUBER, Andreas. Pricing orientation, pricing capabilities, and firm performance. Management Decision, v. 51, n. 3, p. 594-614, 2013.

LIU, Yan et al. The effects of products’ aesthetic design on demand and marketing-mix effectiveness: The role of segment prototypicality and brand consistency. Journal of Marketing, v. 81, n. 1, p. 83-102, 2017.

MANGOLD, W. Glynn; FAULDS, David J. Social media: The new hybrid element of the promotion mix. Business horizons, v. 52, n. 4, p. 357-365, 2009.

MARKOVIĆ, Suzana; RASPOR, Sanja; ŠEGARIĆ, Klaudio. Does restaurant performance meet customers' expectations? An assessment of restaurant service quality using a modified DINESERV approach. Tourism and Hospitality Management, v. 16, n. 2, p. 181-195, 2010.

MILETI, Antonio; GUIDO, Gianluigi; PRETE, M. Irene. Nanomarketing: a new frontier for neuromarketing. Psychology & Marketing, v. 33, n. 8, p. 664-674, 2016.

MOJAHEDI, Sahar; HASSANPOUR, Esmaeil. Identify and prioritize Neuromarketing strategies nervous and their impact on the competitive advantage of the company on the basis of the marketing mix (Case Study: Shiraz Travel Agencies). International Business Management, v. 10, n. 15, p. 3077-3083, 2016.

MONTAZERIBARFOROUSHI, Saba; KESHAVARZSALEH, Abolfazl; RAMSØY, Thomas Zoëga. On the hierarchy of choice: An applied neuroscience perspective on the AIDA model. Cogent Psychology, v. 4, n. 1, p. 1363343, 2017.

PEREIRA, Fernando Augusto Cunha et al. Neuromarketing como Estratégia de Negócio Empresarial: uma abordagem global. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE

PIONEIRO. Quem são as empresas da Serra que figuram entre as 500 maiores do sul: 31 companhias da região constam no ranking Grandes & Líderes. Caxias do Sul, 17 nov. 2017. Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2018.

PIRES, Susan de Paula. Neuromarketing e as influências no comportamento do consumidor. 2016. 36 f. Monografia (Especialização) Curso de Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, Instituto Federal de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: Acesso em: 27 abr. 2018.

PRIDE, William M.; FERRELL, O. C. Fundamentos de marketing: conceitos e práticas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

RUIZ, Carlos Diaz; HOLMLUND, Maria. Actionable marketing knowledge: A close reading of representation, knowledge and action in market research. Industrial Marketing Management, v. 66, p. 172-180, 2017.

SALTTI, Maria Emanuela; LEONI, Attilio. Neuroscience within companies: some case studies. 2017.

SAMPIERI, Roberto Hernandez; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, María del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

STANTON, Steven J.; SINNOTT-ARMSTRONG, Walter; HUETTEL, Scott A. Neuromarketing: Ethical implications of its use and potential misuse. Journal of Business Ethics, v. 144, n. 4, p. 799-811, 2017.

TRUSOV, Michael; BUCKLIN, Randolph E.; PAUWELS, Koen. Effects of word-of-mouth versus traditional marketing: findings from an internet social networking site. Journal of marketing, v. 73, n. 5, p. 90-102, 2009.

TSIAKALI, Konstantina. User-generated-content versus marketing-generated-content: personality and content influence on traveler’s behavior. Journal of Hospitality Marketing & Management, p. 1-27, 2018.

VORHIES, Douglas W.; HARKER, Michael; RAO, C. P. The capabilities and performance advantages of market-driven firms. European journal of marketing, v. 33, n. 11/12, p. 11711202, 1999.

VORHIES, Douglas W.; MORGAN, Neil A. Benchmarking marketing capabilities for sustainable competitive advantage. Journal of marketing, v. 69, n. 1, p. 80-94, 2005.

WEDEL, Michel; KANNAN, P. K. Marketing analytics for data-rich environments. Journal of Marketing, v. 80, n. 6, p. 97-121, 2016.