Considerações sobre o processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar realizado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo Outros Idiomas

ID:
58942
Resumo:
Um estoque bem gerido e organizado evita altos custos de manutenção e de falta de produtos. Com base nesses argumentos, esta investigação busca identificar quais são as atividades executadas no processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar e, também, quais são as vantagens e desvantagens trazidas por ele para uma instituição de ensino situada na cidade de São Paulo. Como resultados obtidos na pesquisa, observa-se que a instituição faz uso de algumas técnicas e ferramentas descritas na pesquisa, visando auxiliam na melhoria do processo, diminuindo assim, o índice de faltas de produtos. Verificou-se também que, após a implantação do sistema informatizado SAESP, a instituição consegue maior e melhor autonomia para gerenciar o seu cardápio. No atual cenário competitivo, definir métodos efetivos de gestão e controle de estoque torna-se um grande diferencial para que as empresas possam ser competitivas e assim obterem o devido reconhecimento do mercado. Nesse cenário, tanto o gestor quanto sua equipe devem procurar reduzir custos, otimizar tempo e espaço, evitar desperdícios, executar a identificação e disposição adequada de produtos e controlar a sua rotatividade.
Citação ABNT:
GONÇALVES, L. C.; EUSÉBIO, G. D. S.; LIMA, V. P. Considerações sobre o processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar realizado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista ENIAC Pesquisa, v. 9, n. 1, p. 93-107, 2020.
Citação APA:
Gonçalves, L. C., Eusébio, G. D. S., & Lima, V. P. (2020). Considerações sobre o processo de gestão e controle de estoque de merenda escolar realizado em uma instituição de ensino da cidade de São Paulo. Revista ENIAC Pesquisa, 9(1), 93-107.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58942/consideracoes-sobre-o-processo-de-gestao-e-controle-de-estoque-de-merenda-escolar-realizado-em-uma-instituicao-de-ensino-da-cidade-de-sao-paulo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ABREU, M.: Alimentação escolar: combate à desnutrição e ao fracasso escolar ou direito da criança e ato pedagógico. Em Aberto, Brasília. Disponível em:. Acesso em: 01/07/2019.

ARNOLD, J. R. T. Administração de materiais. 3ª ed. São Paulo: GEN, 2011.

BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. 2ª ed., São Paulo: Saraiva, 2009.

CARRETONI, E. Administração de Materiais: uma abordagem estrutural. Campinas: Alínea, 2000.

CARVALHO, J. M. C. Logística. 3ª ed. Lisboa: Editora Silabo, 2016

CASTIGLIONI, J. A. de Mattos. Logística Operacional. 2° Ed, São Paulo: Érica. 2010

CHING, H. Y. Gestão de Estoque na Cadeia de Logística Integrada: Supply Chain. 4ª.Ed, São Paulo: GEN, 2010.

DIAS, M. A. P. Administração de Materiais: Princípios, Conceitos e Gestão. 6ª Ed., São Paulo: GEN, 2010.

FNDE, Fundação Nacional Desenvolvimento da Educação Disponível em: Acesso em 25/09/2019

GASNIER, D. G. A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM, 2007.

MAEHLER, A. E; CERETTA, P. S; CASSANEGO JÚNIOR, P. Aplicação do Método de Criticidade de Materiais em Estoques Hospitalares. XXIV ENEGEP. Florianópolis, 2004. Disponível em: Acesso em 25/09/2019

MARTINS, P.G.; ALT, P.R.C. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3ª Ed. São Paulo, Editora Saraiva, 2011.

OLIVEIRA, D. A. G.: Avaliação química, nutricional e sensorial de uma mistura à base de farinhas de arroz, banana e mandioca enriquecida com outras fontes proteicas. 1997. 79 F. Dissertação (Mestrado Em Ciência E Tecnologia De Alimentos). Escola Superior De Agricultura Luiz De Queiroz, Piracicaba, 1997.

PAOLESCHI, B. Almoxarifado e Gestão de Estoques: Do Recebimento, Guarda e Expedição à Distribuição do Estoque. 2ª ed. São Paulo: Erica, 2018.

PNAE, Programa Nacional de Merenda Escolar: Merenda Escolar
POZO, H. Administração De Recursos Materiais E Patrimoniais: Uma Abordagem Logística. 7ª ed., São Paulo, Ed. GEN, 2016.

SÃO PAULO. Sistema de Alimentação Escolar do Estado de São Paulo. Disponível em: Acesso em: 17/08/219.

VIANA, J. J. Administração de materiais: um enfoque prático. São Paulo: GEN, 2012.