Título Inglês:
Y generation and ideal job: students perception of a university center
Título Espanhol:
Generación y y el empleo ideal: percepción de los estudiantes de un centro universitario
Resumo:
A multiplicidade de comportamentos que são próprias dos seres humanos, quando avaliadas nos contextos organizacionais, oferece a oportunidade de observar como as relações dos grupos geracionais são estabelecidas e a sua percepção sobre o emprego. Em um processo natural de evolução, o comportamento das pessoas se modifica e, consequentemente, as empresas precisam atender tanto as demandas de mercado como as de seus profissionais, com visões e valores diferenciados entre as gerações. Considerando este cenário, a pesquisa teve por objetivo identificar a percepção dos estudantes de um centro universitário pertencentes à Geração Y sobre o emprego ideal. A metodologia utilizada foi um survey aplicado aos estudantes universitários de um Centro Universitário do município de Guarulhos. O instrumento teve origem em Berthon et al. (2005), com 25 itens classificados em cinco dimensões: rotina de trabalho, interação pessoal, benefícios econômicos, desenvolvimento profissional e responsabilidade social. A escala apresentou-se em formato tipo Likert de sete pontos, variando de 1: discordo totalmente a 7: concordo totalmente. Os resultados apontam que os profissionais da Geração Y gostam de trabalhar em empresas que aplicam novas práticas de trabalho e consideram importante o bom relacionamento com a chefia e colegas.
Resumo Inglês:
The multiplicity of behaviors that are proper for human beings, when evaluated in organizational contexts, provides the opportunity to observe how the relations of generational groups are established and their perception about employment. In a natural process of evolution, people's behavior changes and, consequently, companies need to meet both the market demands and the demands of their professionals, with differentiated views and values amongst generations. Considering this scenario the research had the objective to identify the perception of the students of a University Center belonging to the Y Generation on the ideal job. The methodology used was a survey applied to university students of a University Center in the city of Guarulhos. The instrument was originated from Berthon et al. (2005), with 25 items classified in five dimensions: work routine, personal interaction, economic benefits, professional development and social responsibility. The scale was presented in a seven-point Likert format, ranging from 1: totally disagree, to 7: I totally agree. The results show that Y Generation professionals like to work in companies that apply new work practices; they consider important to have a good relationship with the boss and colleagues.
Resumo Espanhol:
La multiplicidad de comportamientos que son propios de los seres humanos, cuando se evalúan en los contextos organizacionales, ofrece la oportunidad de observar cómo se establecen las relaciones de los grupos generacionales y su percepción sobre el empleo. En un proceso natural de evolución, el comportamiento de las personas se modifica y consecuentemente, las empresas necesitan atender tanto las demandas de mercado como la de sus profesionales, con visiones y valores diferenciados entre las generaciones. Considerando este escenario la investigación tuvo por objetivo identificar la percepción de los estudiantes de un centro universitario pertenecientes a la Generación Y sobre el empleo ideal. La metodología utilizada fue un survey aplicado a los estudiantes universitarios de un Centro Universitario del municipio de Guarulhos. El instrumento se originó en Berthon et al. (2005), con 25 ítems clasificados en cinco dimensiones: rutina de trabajo, interacción personal, beneficios económicos, desarrollo profesional y responsabilidad social. La escala se presentó en formato tipo Likert de siete puntos, variando de 1: discordo totalmente, a 7: estoy totalmente de acuerdo. Los resultados apuntan que los profesionales de la Generación Y les gusta trabajar en empresas que aplican nuevas prácticas de trabajo; consideran importante la buena relación con la jefatura y colegas.
Citação ABNT:
GUBEROVIC, S. R.; MORAES, A. G.; SILVA, S. R.; CARUSO, V. G. Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário. Revista ENIAC Pesquisa, v. 7, n. 2, p. 144-160, 2018.
Citação APA:
Guberovic, S. R., Moraes, A. G., Silva, S. R., & Caruso, V. G. (2018). Geração Y e o emprego ideal: percepção dos estudantes de um Centro Universitário. Revista ENIAC Pesquisa, 7(2), 144-160.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/58980/geracao-y-e-o-emprego-ideal--percepcao-dos-estudantes-de-um-centro-universitario/i/pt-br