Análises de Gastos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República Outros Idiomas

ID:
59158
Resumo:
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de distribuição da verba publicitária da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR) no Brasil, considerando os marcos regulatórios que disciplinam a contratação desse tipo de serviço. Para tanto, foram empregados recursos metodológicos de pesquisa documental, bem como aplicação de análise descritiva e exploratória dos dados catalogados para o período de 2011 a 2014. Os resultados evidenciam que os gastos no período somaram R$ 630,13 milhões. Verificou-se que a televisão concentra a maior parte da verba de mídia, com uma média de R$ 106.249 milhões de gastos por ano, equivalente a 68% do total da verba publicitária da Presidência da República. O Grupo Globo Comunicações lidera como maior beneficiário em todas as agências, seguido da Record, SBT, TV Bandeirantes e por último a Rede TV!. Conclui-se que a destinação de verba pública para a promoção das ações governamentais contribui, sob o argumento da chamada “mídia técnica”, para o fortalecimento dos oligopólios da comunicação, tratando-se assim de uma política de comunicação em que o governo, na condição de anunciante, favorece a concentração. O artigo contribui com a literatura sobre as análises de resultados de gestão pública.
Citação ABNT:
SANTOS, P. A. O.; REIS, D. A.; BOLAÑO, C. R. S. Análises de Gastos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 11, n. 2, p. 33-47, 2020.
Citação APA:
Santos, P. A. O., Reis, D. A., & Bolaño, C. R. S. (2020). Análises de Gastos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 11(2), 33-47.
DOI:
HTTP://DX.DOI.ORG/10.13059/RACEF.V11I2.558
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59158/analises-de-gastos-da-secretaria-de-comunicacao-social-da-presidencia-da-republica/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português