Análise de Conglomerados do Nível de Transparência Pública e Indicadores Socioeconômicos dos Municípios Pernambucanos Outros Idiomas

ID:
59160
Resumo:
Este estudo objetivou analisar as características socioeconômicas dos municípios pernambucanos frente ao nível de transparência das informações sobre a gestão pública municipal divulgadas pelos governos nos portais eletrônicos. Para atingir o objetivo proposto, verificou-se nível de transparência da gestão pública municipal a partir do Índice de Transparência Municipal (ITMPE), publicado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, construído com base na legislação brasileira aplicável que trata sobre a divulgação e o acesso às informações públicas. De acordo com a disponibilidade dos dados, o total de 181 municípios em Pernambuco foram analisados por meio da análise de conglomerados, considerando oito indicadores sociais e econômicos com potencial de descrever o nível de transparência das gestões locais. As evidências apontam características comuns entre as variáveis sociais Índice de Desenvolvimento Humano Municipal e Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, Urbanização e os níveis de transparência na divulgação de informações sobre a gestão pública nos municípios.
Citação ABNT:
BARTOLUZZIO, A. I. S. S.; ANJOS, L. C. M. D. Análise de Conglomerados do Nível de Transparência Pública e Indicadores Socioeconômicos dos Municípios Pernambucanos. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, v. 11, n. 2, p. 48-65, 2020.
Citação APA:
Bartoluzzio, A. I. S. S., & Anjos, L. C. M. D. (2020). Análise de Conglomerados do Nível de Transparência Pública e Indicadores Socioeconômicos dos Municípios Pernambucanos. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da FUNDACE, 11(2), 48-65.
DOI:
http://dx.doi.org/10.13059/racef.v11i2.570
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59160/analise-de-conglomerados-do-nivel-de-transparencia-publica-e-indicadores-socioeconomicos-dos-municipios-pernambucanos/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português