Gerenciamento de Resultados e Republicação de Demonstrações Contábeis em Empresas Listadas na B3 Outros Idiomas

ID:
59209
Resumo:
As informações divulgadas nas demonstrações contábeis impactam diretamente no processo decisório dos stakeholders. Nesse contexto, busca-se confirmar se as empresas que gerenciam resultados têm maior propensão a republicar suas demonstrações contábeis. O objetivo deste estudo é investigar as relações entre o gerenciamento de resultados e a republicação das demonstrações contábeis nas companhias listadas na B3—Brasil, Bolsa, Balcão. A amostra da pesquisa reúne 154 empresas e 201 casos de republicação de demonstrações contábeis entre 2011 e 2017. Para análise dos dados, foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva, análise de correlação e regressão logística. Os resultados apontam para uma relação entre a republicação de demonstrações contábeis e a prática de gerenciamento de resultados por accruals discricionários, não se rejeitando a hipótese do estudo. Verificouse, ainda, uma elevada proporção de republicações voluntárias, sugerindo que as empresas são propícias a adotarem esse procedimento com a finalidade de prover para os usuários uma maior qualidade das informações contábeis.
Citação ABNT:
LUCA, M. M. M.; VIANA, A. O. B.; SOUSA, K. D. F.; CAVALCANTE, D. S.; CARDOSO, V. I. C. Gerenciamento de Resultados e Republicação de Demonstrações Contábeis em Empresas Listadas na B3. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 19, n. 2, p. 249-272, 2020.
Citação APA:
Luca, M. M. M., Viana, A. O. B., Sousa, K. D. F., Cavalcante, D. S., & Cardoso, V. I. C. (2020). Gerenciamento de Resultados e Republicação de Demonstrações Contábeis em Empresas Listadas na B3. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 19(2), 249-272.
DOI:
https://doi.org/10.18593/race.23711
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59209/gerenciamento-de-resultados-e-republicacao-de-demonstracoes-contabeis-em-empresas-listadas-na-b3/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português