E-mail survey com formulário anexado: uma alternativa para coleta de dados off-line pela internet Outros Idiomas

ID:
5922
Resumo:
À medida que as empresas e as pessoas vão incorporando a internet à sua rotina de trabalho, passando a utilizar os seus recursos para realizar suas atividades cotidianas, fica mais fácil se valer das próprias facilidades disponibilizadas pela WEB para realizar coleta de dados por meio de questionários. Este artigo relata a aplicação de um questionário de pesquisa quantitativa, no formato de formulário “inteligente” do MS Word, enviado por e-mail a empresas industriais do estado de São Paulo que estavam sendo submetidas a uma pesquisa de percepção. A velocidade de res-posta foi significativamente superior à normalmente obtida quando se adota o procedimento convencional de envio de questionários pelo correio. A taxa de retorno foi satisfatória e o custo foi muito inferior ao usualmente incorrido, em decorrência da virtualização do contato com o respondente. O sucesso da iniciativa motivou os autores a compartilhar sua experiência com a comunidade acadêmica, contribuindo para o amadurecimento da metodologia de e mail survey. Embora o foco do estudo tenha sido estritamente acadêmico, os autores acreditam que os procedimentos adotados também sejam adequados à utilização em pesquisas de mercado, obtenção de feedback de clientes e outras necessidades empresariais.
Citação ABNT:
GRAEML, A. R.; CSILLAG, J. M. E-mail survey com formulário anexado: uma alternativa para coleta de dados off-line pela internet. Revista Organizações em Contexto, v. 4, n. 7, p. 35-58, 2008.
Citação APA:
Graeml, A. R., & Csillag, J. M. (2008). E-mail survey com formulário anexado: uma alternativa para coleta de dados off-line pela internet. Revista Organizações em Contexto, 4(7), 35-58.
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/5922/e-mail-survey-com-formulario-anexado--uma-alternativa-para-coleta-de-dados-off-line-pela-internet/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português