Gestão do Conhecimento em Redes de Relacionamento Interoganizacionais no Mercado de Jogos de Treinamento Corporativos: Estudo de Caso Outros Idiomas

ID:
59328
Citação ABNT:
BAZANINI, R.; HAYASHI, A. A. O.; MACAU, F. R.; ADRA, R. D. Gestão do Conhecimento em Redes de Relacionamento Interoganizacionais no Mercado de Jogos de Treinamento Corporativos: Estudo de Caso. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 10, n. 2, p. 42-66, 2020.
Citação APA:
Bazanini, R., Hayashi, A. A. O., Macau, F. R., & Adra, R. D. (2020). Gestão do Conhecimento em Redes de Relacionamento Interoganizacionais no Mercado de Jogos de Treinamento Corporativos: Estudo de Caso. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, 10(2), 42-66.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21714/2236-417X2020v10n2p42
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59328/gestao-do-conhecimento-em-redes-de-relacionamento-interoganizacionais-no-mercado-de-jogos-de-treinamento-corporativos--estudo-de-caso/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
Referências:
ARGOTE, Linda; FAHRENKOPF, Erin. Knowledge transfer in organizations: The roles of members, tasks, tools, and networks. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 136, p. 146-159, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0749597816304903. Acesso em: 25 jul 2020.

ARGOTE, Linda; INGRAM, Paul. Knowledge transfer: A basis for competitive advantage in firms. Organizational Behavior and Human Decision Processes, v. 82, n. 1, p. 150-169, 2000. Disponível em: http://www.columbia.edu/~pi17/2893a.pdf. Acesso em 25 jul. 2020.

ATHERTON, Andrew; PRICE, Liz. Can experiential knowledge and localised learning in start-up policy and practice be transferred between regions? The case of the START network. Entrepreneurship and Regional Development, v. 20, n. 4, p. 367-385, 2008. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/08985620701872043. Acesso em: 28 jul. 2020.

BAGGIO, Rodolfo; COOPER, Chris. Knowledge transfer in a tourism destination: the effects of a network structure. The Service Industries Journal, v. 30, n. 10, p. 1757-1771, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02642060903580649. Acesso em: 20 jul. 2020.

BODER, André. Collective intelligence: a keystone in knowledge management. Journal of Knowledge Management, v. 10, n. 1, p. 81-93, 2006. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270610650120/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

BRANDALIZE, Adalberto. Jogos de empresa como ferramenta de treinamento e seleção de Executivos e Acadêmicos. Revista Eletrônica Ciências Empresarias, v. 2, n. 3, p. 31-45, 2018. Disponível em: http://periodicos.unifil.br/index.php/revista-empresrial/article/view/440, acesso em 26 jul. 2020.

BUKOWITZ, Wendi R.; WILLIAMS, Ruth L. Manual de Gestão do Conhecimento: ferramentas e técnicas que criam valor para a empresa. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARVALHO, José Ricardo. Andragogia: saberes docentes na educação de adultos. Revista Diálogos Acadêmicos, v. 5, n. 2, 2017. Disponível em: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/article/view/121. Acesso em: 27 jul. 2020.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: a sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, v. 2, 1999.

CATALYST GLOBAL. Disponível em: https://www.catalystglobal.com/. Acesso em: 20 jul. 2020.

CAVALCANTI, Roberto de Albuquerque; GAYO, Maria Alice Fernandes da Silva. Andragogia na educação universitária. Revista Conceitos, n. 11, 2005. Disponível em: https://pt.slideshare.net/KARLLAUNA/aula-2-artigo-cavalcanti-e-gayo-2005-andragogia-naeducao-universitaria. Acesso em: 27 jul. 2020.

CAVUSGIL, S. Tamer; CALANTONE, Roger J.; ZHAO, Yushan. Tacit knowledge transfer and firm innovation capability. Journal of Business & Industrial Marketing, v. 18, n. 1, p. 6-21, 2003. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/08858620310458615/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

CHEN, Chung‐Jen; HUANG, Jing-Wen; SIAO, Yung-Chang. Knowledge management and innovativeness: The role of organizational climate and structure. International Journal of Manpower, v. 31, n. 8, p. 48-70, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/01437721011088548/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7. ed. Barueri: Manole, 2009.

CONQUISTAR JOGOS CORPORATIVOS. Disponível em: https://www.conquistar.com.br/. Acesso em: 20 jul. 2020.

CRESWELL, John W. Investigação Qualitativa e Projeto de Pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre: Penso, 2014.

DAVENPORT, Thomas. Saving IT's Soul: Human Centered Information Management. Harvard Business Review, v. 72, n. 2, p. 119-131, 1994. Disponível em: https://hbr.org/1994/03/savingits-soul-human-centered-information-management. Acesso em: 28 jul. 2020.

DE OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas de informações gerenciais: estratégicas, táticas, operacionais. São Paulo: Atlas, 2004.

DU PLESSIS, Marina. The role of knowledge management in innovation. Journal of Knowledge Management, v. 11, n. 4, p. 20-29, 2007. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270710762684/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

EASTERBY‐SMITH, Mark; LYLES, Marjorie A.; TSANG, Eric W. K. Inter‐organizational knowledge transfer: Current themes and future prospects. Journal of Management Studies, v. 45, n. 4, p. 677-690, 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.14676486.2008.00773.x. Acesso em: 27 jul. 2020.

EISENHARDT, Kathleen M. Building theories from case study research. Academy of Management Review, v. 14, n. 4, p. 532-550, 1989. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/10.5465/amr.1989.4308385. Acesso em: 27 jul. 2020.

FORSYTH, Donelson R. Group dynamics. 3. ed. Boston, MA: Brooks/Cole, 1999.

FROGERI, Rodrigo; VASCONCELOS, Silmar FRANÇA; Janaina S.S.P; PARDINI, Daniel J.; FERREIRA, Daniela A.A. Aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento e capacidades dinâmicas: proposta de um modelo teórico relacional. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v.9, n.2, p.24-29, 2019. Disponível em https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/41397/27434. Acesso em: 26 jul. 2020.

GARDNER, Dana. Knowledge that Won’t Fit in a Database – People. InfoWorld, v. 20, n. 14, p. 98, 1998. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=5lAEAAAAMBAJ&pg=PA98&lpg=PA98&dq. Acesso em: 28 jul. 2020.

GIBBERT, Michael; KRAUSE, Hartmut. Practice exchange in a best practice marketplace. In: DAVENPORT, Thomas H.; PROBST, Gilbert J. B. (Eds.). Knowledge Management Case Book: Siemens Best Practices. Erlangen: Publicis Corporate Publishing, 2002. p. 89-105.

GIL, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2010.

GONZALEZ, Rodrigo Valio Dominguez; MARTINS, Manoel Fernando; TOLEDO, Jose Carlos. Managing knowledge in a service provider: a network structure-based model. Journal of Knowledge Management, v. 18, n. 3, p. 611-630, 2014. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-12-2013-0502/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

GRANT, Robert M. Toward a knowledge-based theory of the firm. Strategic Management Journal, v. 17, Special Issue 2, p. 109-122, 1996. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/smj.4250171110. Acesso em: 27 jul. 2020.

HALAWI, Leila A.; ARONSON, Jay E.; MCCARTHY, Richard V. Resource-based view of knowledge management for competitive advantage. The Electronic Journal of Knowledge Management, v. 3, n. 2, p. 75, 2005. Disponível em: http://www.ejkm.com/issue/download.html?idArticle=55. Acesso em: 27 jul. 2020.

HALLIN, Carina Antonia; MARNBURG, Einar. Knowledge management in the hospitality industry: a review of empirical research. Tourism Management, v. 29, n. 2, p. 366-381, 2008. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S026151770700043X. Acesso em: 27 jul. 2020.

HATCH, Katharine D.; MCCARTHY, Christopher J. Exploration of challenge courses’ long-term effects on members of college student organizations. Journal of experiential education, v. 27, n. 3, p. 245-264, 2005. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/105382590502700304. Acesso em: 27 jul. 2020.

HCI Profesional Services. Knowledge Management 10 Point Checklist, 2019. Disponível em: https://www.hci.com.au/km-checklist. Acesso em: 10 mar. 2019.

HUNG, Richard Yu Yuan; LIEN, Bella Ya-Hui; YANG, Baiyin; WU, Chi-Min; KUO, Yu-Ming. Impact of TQM and organizational learning on innovation performance in the high-tech industry. International Business Review, v. 20, n. 2, p. 213-225, 2011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0969593110000855. Acesso em: 27 jul. 2020.

INKPEN, Andrew C.; TSANG, Eric W. K. Reflections on the 2015 decade award—social capital, networks, and knowledge transfer: An emergent stream of research. Academy of Management Review, v. 41, n. 4, p. 573-588, 2016. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amr.2016.0140. Acesso em: 27 jul. 2020.

INTEGRAÇÃO ESCOLA DE NEGÓCIOS(IEN). Disponível em: https://integracao.com.br/. Acesso em: 20 jul. 2020.

JOLINK, Mark; DANKBAAR, Ben. Creating a climate for inter-organizational networking through people management. The International Journal of Human Resource Management, v. 21, n. 9, p. 1436-1453, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09585192.2010.488445. Acesso em: 27 jul. 2020.

JUNEJA, Prachi. Team building games and activities. Disponível em: https://www.managementstudyguide.com/team-building-games-activities.htm. Acesso em: 15 fev. 2019.

KHAN, Zaheer. Determinants of a successful cross-border knowledge transfer in franchise networks. Journal of Asia Business Studies, v. 10, n. 2, p. 148-163, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JABS-05-2015-0052/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

KIM, Seckyoung Loretta; YUN, Seokhwa. The effect of coworker knowledge sharing on performance and its boundary conditions: An interactional perspective. Journal of Applied Psychology, v. 100, n. 2, p. 575, 2015. Disponível em: https://psycnet.apa.org/buy/201437306-001. Acesso em 28.jul.2020.

KNOWLES, Malcom S.; HOLTON III, Elwood F.; SWANSON, Richard A. Aprendizagem de resultados: uma abordagem prática para aumentar a efetividade da educação corporativa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

KORBI, Fadia Bahri; CHOUKI, Mourad. Knowledge transfer in international asymmetric alliances: the key role of translation, artifacts, and proximity. Journal of Knowledge Management, v. 21, n. 5, p.1272-1291, 2017. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JKM-11-2016-0501/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

LEFEBVRE, Virginie Marie; SORENSON, Douglas; HENCHION, Maeve; GELLYNCK, Xavier. Social capital and knowledge sharing performance of learning networks. International Journal of Information Management, v. 36, p. 570-579, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0268401215001097. Acesso em: 27 jul. 2020.

LIAO, Chechen; CHUANG, Shu-Hui; TO, Pui-Lai. How knowledge management mediates the relationship between environment and organizational structure. Journal of business research, v. 64, n. 7, p. 728-736, 2011. Disponível: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296310001529. Acesso em: 27 jul. 2020.

LIN, Feng-Jyh; LIN, Yi-Hsin. The effect of network relationship on the performance of SMEs. Journal of Business Research, v. 69, n. 5, p.1780-1784, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0148296315004786. Acesso em: 27 jul. 2020.

LIN, Tung-Ching; CHANG, Christina Ling-Hsing; TSAI, Wen-Chin. The influences of knowledge loss and knowledge retention mechanisms on the absorptive capacity and performance of a MIS department. Management Decision, v. 54, n. 7, p. 1757-1787, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/MD-02-2016-0117/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

LÓPEZ‐SÁEZ, Pedro; NAVAS‐LÓPEZ, José Emilio; MARTÍN‐DE‐CASTRO, Gregorio; CRUZ‐GONZÁLEZ, Jorge. External knowledge acquisition processes in knowledge‐intensive clusters. Journal of Knowledge Management, v. 14, n. 5, p. 690‐707, 2010. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673271011074845/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

MANGAL, Shubhra. K; MANGAL, Uma. Essentials of educational technology. New Delhi: PHI Learning, 2009.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MCGRATH, Joseph E.; ARGOTE, Linda. Group processes in organizational contexts. In: HOGG, Michael A.; TINDALE, Scott. Blackwell handbook of social psychology: Group processes. Hoboken: Blackwell Publishing, 2001. p. 603-627.

MELLO, Selma Ferraz Motta. Comunicação e organizações na sociedade em rede: novas tensões, mediações e paradigmas. 2010. Dissertação (Mestrado em Interfaces Sociais da Comunicação) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. Acesso em: 16 jun. 2019.

MENEZES, Katia Costa de; JOHANN, Juliana; VALENTIM, Patrícia Passeri; SCOTT, Patrícia. Gestão do conhecimento nas organizações: uma aprendizagem em rede colaborativa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, p. 145-159, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/33294. Acesso em: 27 jul. 2020.

MESO, Peter; SMITH, Robert. A resource-based view of organizational knowledge management systems. Journal of Knowledge Management, v. 4, n. 3, p. 224-234, 2000. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/13673270010350020/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

NIEVES, Julia; QUINTANA, Agustín; OSORIO, Javier. Knowledge-based resources and innovation in the hotel industry. International Journal of Hospitality Management, v. 38, p. 65–73, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0278431914000097. Acesso em: 27 jul. 2020.

NONAKA, I.; KONNO, N. The concept of “Ba”: building a foundation for knowledge creation. California Management Review, v.40, n. 3, 1998.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação do Conhecimento na Empresa: como as empresas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Gestão do Conhecimento. São Paulo: Bookman, 2008.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. The knowledge-creating company. Oxford: Oxford University Press, 1995.

OLIVEIRA JUNIOR, Moacir de Miranda. Transferência de conhecimento e o papel das subsidiárias em corporações multinacionais. In: FLEURY, Afonso; FLEURY, Maria Tereza Leme (Orgs.). Internacionalização e os países emergentes. São Paulo: Atlas, 2007. p. 216-237.

PIES, Marcelino Pedrinho; BAGGIO, Daniel Knebel; ROMEIRO, Maria do Carmo. Participação dos associados: um pilar estratégico de governança do cooperativismo. Revista de Administração IMED, v. 6, n. 2, p. 221-236, 2017. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/raimed/article/view/1579. Acesso em: 27 jul. 2020.

POLANYI, Michael. A dimensão tácita. Inovatec: Portugal, 2010.

PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao. et al. O futuro da competição: como desenvolver diferenciais inovadores em parceria com os clientes. Elsevier, 2004.

PRAHALAD, Coimbatore Krishnarao; HAMEL, Gary. The core competence of the corporation. Harvard Business Review, p. 79-91, 1990. Disponível em: https://hbr.org/1990/05/the-core-competence-of-the-corporation. Acesso em: 28 jul. 2020.

PRINCE, Michael. Does active learning work? A review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/j.2168-9830.2004.tb00809.x. Acesso em: 27 jul. 2020.

PROVAN, Keith G.; KENIS, Patrick. Modes of network governance: Structure, management, and effectiveness. Journal of Public Administration Research and Theory, v. 18, n. 2, p. 229-252, 2008. Disponível em: https://academic.oup.com/jpart/article/18/2/229/935895. Acesso em: 27 jul. 2020.

PUTNAM, Robert D. Comunidade e democracia: a experiência da Itália moderna. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1996.

RIBEIRO, Jurema Suely de Araújo Nery; CALIJORNE, Marco Antônio Soares; JURZA, Paulo Henrique; ZIVIANI, Fabricio; NEVES, Jorge Tadeu de Ramos. Gestão do conhecimento e desempenho organizacional: Integração dinâmica entre competências e recursos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 7, p. 4-17, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/32936. Acesso em: 27 jul. 2020.

ROWLEY, Timothy . Moving beyond dyadic ties: A network theory of stakeholder influences. Academy of Management Review, v. 22, n. 4, p. 887-910, 1997. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/abs/10.5465/amr.1997.9711022107. Acesso em: 27 jul. 2020.

RUAS, Roberto, ANTONELLO, Claudia; BOFF, Luiz Henrique. Os Novos Horizontes da Gestão: aprendizagem organizacional e competências. Porto Alegre: Bookman, 2005.

SÁNCHEZ, José Ángel López; VIJANDE, María Leticia Santos; GUTIÉRREZ, Juan Antonio Trespalacios. Aprendizaje organizativo y creación de valor en las relaciones fabricantedistribuidor. Cuadernos de Economía y Dirección de la Empresa, n. 42, p. 35-74, 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1138575810700037. Acesso em: 27 jul. 2020.

SCHNEIDER, Thomas; SACHS, Sybille. The impact of stakeholder identities on value creation in issue-based stakeholder networks. Journal of Business Ethics, v. 144, n. 1, p. 41-57, 2017. Disponível em https://psycnet.apa.org/record/2015-41804-001. Acesso em 28 jul. 2020.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SHAW, Gareth; WILLIAMS, Allan. Knowledge transfer and management in tourism organisations: An emerging research agenda. Tourism Management, v. 30, n. 3, p. 325–335, 2009. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0261517708000836. Acesso em: 27 jul. 2020.

SILVA, Natacha Bertoia; FLEURY, Maria Tereza Leme. Estratégias de transferência de conhecimento em multinacionais brasileiras: estudo comparativo entre as subsidiárias adquiridas e as greenfield. Internext, v. 7, n. 1, p. 1-33, 2012. Disponível em: https://internext.espm.br/internext/article/view/130. Acesso em: 27 jul. 2020.

SILVA, Rosinda Angela da; FRANCO, Paulo Roberto. Jogos de empresa: fundamentos para competir. Curitiba: InterSaberes, 2018.

SILVER, Christy A. Where Technology and Knowledge Meet. The Journal of Business Strategy, v. 21, n. 6, p. 28-33, 2000. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/eb040127/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

SROKA, Włodzimierz; CYGLER, Joanna; GAJDZIK, Bożena. Knowledge transfer in networks–the case of steel enterprises in Poland. Metalurgija, v. 53, n. 1, p. 101-104, 2014. Disponível em: https://hrcak.srce.hr/104386. Acesso em: 27 jul. 2020.

STRAUHS, F.; DO, R. Gestão do Conhecimento nas organizações. Curitiba: Aymará Educação, 2012.

TORUGSA, Nuttaneeya (Ann); O’DONOHUE, Wayne. Progress in innovation and knowledge management research: From incremental to transformative innovation. Journal of Business Research, v. 69, p. 1610-1614, 2016. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S014829631500449X. Acesso em: 27 jul. 2020.

TRKMAN, Peter; DE SOUZA, Kevin C. Knowledge risks in organizational networks: An exploratory framework. The Journal of Strategic Information Systems, v. 21, n. 1, p. 1-17, 2012. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0963868711000552. Acesso em: 27 jul. 2020.

WAGNER, Richard J.; CAMPBELL, John. Outdoor-based experiential training: Improving transfer of training using virtual reality. Journal of Management Development, v. 13, n. 7, p. 4-11, 1994. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02621719410063350/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

WHITE, Gareth R. T.; CICMIL, Svetlana. Knowledge acquisition through process mapping: Factors affecting the performance of work-based activity. International Journal of Productivity and Performance Management, v. 65, n. 3, p. 302-323, 2016. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJPPM-01-2014-0007/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

WILLIAMS, Scott D.; GRAHAM, T. Scott; BAKER, Bud. Evaluating outdoor experiential training for leadership and team building. Journal of Management Development, v. 22, n. 1, p. 45-59, 2002. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/02621710310454851/full/html. Acesso em: 27 jul. 2020.

WONG, Kuan Yew; TAN, Li Pin; LEE, Cheng Sheng; WONG, Wai Peng. Knowledge management performance measurement: measures, approaches, trends and future directions. Information Development [S.I], p. 1-9, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/0266666913513278. Acesso em: 27 jul. 2020.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.