Cultura Nacional e Governança Corporativa em Empresas Estrangeiras Listadas na NYSE Outros Idiomas

ID:
59345
Resumo:
A literatura preconiza que as normas e os valores culturais de uma nação moldam as instituições formais e as práticas de governança corporativa. Nesse contexto, investiga-se empiricamente a relação entre a cultura nacional e a governança corporativa, com base nos preceitos da Teoria da Economia dos Custos de Transação. Foram analisadas 229 empresas estrangeiras listadas na Nyse. Para a cultura, foram consideradas as seis dimensões culturais de Hofstede (1980), referentes ao país: aversão à incerteza, distância do poder, individualismo, indulgência, masculinidade e orientação de longo prazo. As características de governança corporativa das empresas (variáveis dependentes), coletadas na base Bloomberg®, correspondem ao disclosure e à estrutura de governança. A análise quantitativa foi realizada com base em estatística descritiva, correlação de Spearman e testes de regressão. Os resultados evidenciaram relações significativas entre as variáveis cultura nacional e o disclosure de governança corporativa, tamanho do conselho de administração, participação feminina nesse colegiado e independência da diretoria, indicando que as seis dimensões da cultura nacional exercem influência sobre o disclosure e a estrutura de governança corporativa num contexto cross-national, embora nem todas as hipóteses tenham sido confirmadas. O estudo põe em evidência o papel da cultura do país nas características das empresas e contribui para a discussão acerca da consideração da cultura nacional na pesquisa econômica e financeira, fornecendo evidências empíricas do seu poder de influência. Assim, aponta-se a necessidade de as empresas levarem em conta a cultura nacional em suas práticas de governança, com vistas à redução de custos de transação derivados do impacto da cultura do país.
Citação ABNT:
PESSOA, F. E. N.; MAIA, A. J. R.; VASCONCELOS, A. C.; LUCA, M. M. M. Cultura Nacional e Governança Corporativa em Empresas Estrangeiras Listadas na NYSE. Enfoque Reflexão Contábil, v. 39, n. 2, p. 133-151, 2020.
Citação APA:
Pessoa, F. E. N., Maia, A. J. R., Vasconcelos, A. C., & Luca, M. M. M. (2020). Cultura Nacional e Governança Corporativa em Empresas Estrangeiras Listadas na NYSE. Enfoque Reflexão Contábil, 39(2), 133-151.
DOI:
https://doi.org/10.4025/enfoque.v39i2.45921
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59345/cultura-nacional-e-governanca-corporativa-em-empresas-estrangeiras-listadas-na-nyse/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português