Determinantes da Diversidade de Gênero das Empresas do BRICS Outros Idiomas

ID:
59363
Resumo:
Considerando o crescente envolvimento das mulheres nos negócios e consequente representação feminina nas empresas, o estudo proporciona uma análise cross-national da participação feminina nas organizações, investigando a diversidade de gênero nas empresas tanto pela ótica da governança corporativa quanto pela da gestão. Com metodologia quantitativa, descritiva e documental, foram realizados testes de estatística descritiva, análise de variância, correlação de Pearson e regressão linear múltipla em uma amostra composta por 611 empresas do BRICS. Para a diversidade de gênero, variável dependente, foi considerada a participação feminina na governança corporativa, representada pelo conselho de administração, e a gestão das empresas, representada pela alta administração. As variáveis independentes consistiram nos fatores relacionados ao conselho de administração, tamanho da empresa, rentabilidade e cultura nacional, nas suas dimensões individualismo e masculinidade. Verificou-se baixa representatividade feminina nas empresas, sinalizando que as mulheres têm menor participação do que os homens na estrutura de poder das empresas e constatou-se diferenças significativas na participação feminina das empresas entre os países. Ainda, os resultados apontam a rentabilidade e a cultura nacional, representada pelo individualismo e a masculinidade, como fatores determinantes da diversidade de gênero das empresas da amostra. Assim, o trabalho põe em evidência a diversidade de gênero e contribui para a discussão acerca dos fatores determinantes da participação feminina no conselho de administração e na alta administração das empresas, fornecendo evidências empíricas da análise para países de economias emergentes.
Citação ABNT:
PESSOA, F. E. N.; MAIA, A. J. R.; FAÇANHA, M. C.; GUIMARÃES, D. B.; REBOUÇAS, S. M. D. P. Determinantes da Diversidade de Gênero das Empresas do BRICS. Revista Gestão Organizacional, v. 13, n. 3, p. 162-183, 2020.
Citação APA:
Pessoa, F. E. N., Maia, A. J. R., Façanha, M. C., Guimarães, D. B., & Rebouças, S. M. D. P. (2020). Determinantes da Diversidade de Gênero das Empresas do BRICS. Revista Gestão Organizacional, 13(3), 162-183.
DOI:
https://doi.org/10.22277/rgo.v13i3.4961
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59363/determinantes-da-diversidade-de-genero-das-empresas-do-brics/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português