A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo Outros Idiomas

ID:
59406
Resumo:
O objetivo deste estudo foi analisar a interação entre as universidades e o empreendedorismo a partir da relação com a indústria e o conhecimento desenvolvido, por meio de mapeamento científico. Os dados coletados foram de fonte secundária por se tratar de uma pesquisa bibliométrica. A seleção da amostra foi realizada por meio de palavras-chave descritas na base Scopus, sendo elas “knowledg*”, “universit*”, “industr*” e “entrepreneur*”, gerando 249 artigos do período compreendido entre 2009 e 2017. Empregou-se técnicas de bibliometria, especificamente análise de cocitação, acoplamento e coocorrência bibliográfica. As principais contribuições do estudo estão relacionadas à identificação do que já foi abordado, e quais são os campos em ascensão de publicações sobre a relação entre universidades e empreendedorismo. Compreende-se que o processo empreendedor acadêmico origina-se com a motivação dos professores, da universidade, das indústrias e do governo, além do engajamento dos alunos com o objetivo de disseminar e comercializar o conhecimento que se origina dentro do ambiente universitário, por meio de atividades e ferramentas que não podem existir isoladamente sem estarem relacionadas com essas instâncias.
Citação ABNT:
BUSSLER, N. R. C.; STOROPOLI, J. E.; MARTENS, C. D. P.; NASSIF, V. M. J. A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo. Desenvolvimento em Questão, v. 18, n. 52, p. 194-215, 2020.
Citação APA:
Bussler, N. R. C., Storopoli, J. E., Martens, C. D. P., & Nassif, V. M. J. (2020). A Interação entre as Universidades e o Empreendedorismo. Desenvolvimento em Questão, 18(52), 194-215.
DOI:
http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.52.194-215
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59406/a-interacao-entre-as-universidades-e-o-empreendedorismo/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português