Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion Outros Idiomas

ID:
59444
Resumo:
Objetivo: Identificar perfis de orientação ao consumo de slow fashion, verificando os fatores associados aos diferentes perfis. Método: Trata-se de uma pesquisa do tipo survey com 461 consumidores de vestuário do Estado do Ceará. Utilizou-se de um questionário com questões de perfil do respondente, além de uma seção dedicada à mensuração da orientação ao consumo de slow fashion, por meio da escala de Jung e Jin (2014). Foram utilizados métodos de análise descritiva, análise fatorial confirmatória (AFC), análise de cluster por k-means e análise de correspondência (ANACOR). Principais Resultados: Os resultados indicam validade da escala no contexto desta pesquisa. Verificou-se a existência de três perfis de orientação: alta orientação, orientado à funcionalidade e averso à exclusividade. Observou-se que existe associação entre os diferentes perfis e as variáveis demográficas relacionadas à localização, renda, faixa etária, orientação sexual, escolaridade, estado civil e ocupação. Relevância/originalidade: Estudos sobre slow fashion ainda carecem de informações sobre quem são os seus potenciais consumidores e quais são os seus perfis. Este estudo visa preencher esse gap da literatura. Esta pesquisa é relevante teoricamente por estudar o slow fashion e seus potenciais consumidores no Ceará e, do ponto de vista gerencial, pelo crescente número de marcas brasileiras e cearenses seguindo o conceito de slow fashion. Contribuições teóricas/metodológicas: Como contribuição teórica, a validação da escala de Jung e Jin (2014) no contexto cearense, além de estender o corpo de conhecimento sobre perfis de potenciais consumidores de slow fashion. Contribuições sociais / para a gestão (opcional): As implicações gerenciais dizem respeito ao fornecimento de informações que possam contribuir para o planejamento mercadológico e posicionamento de marca eficiente e direcionado a esses potenciais consumidores.
Citação ABNT:
SOBREIRA, ?. M. C.; SILVA, C. R. M.; ROMERO, C. B. A. Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, v. 15, n. 3, p. 103-127, 2020.
Citação APA:
Sobreira, ?. M. C., Silva, C. R. M., & Romero, C. B. A. (2020). Slow Profile: Estudo das Orientações ao Consumo de Slow Fashion. InternexT - Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 15(3), 103-127.
DOI:
http://dx.doi.org/10.18568/internext.v15i3.589
Link Permanente:
http://www.spell.org.br/documentos/ver/59444/slow-profile--estudo-das-orientacoes-ao-consumo-de-slow-fashion/i/pt-br
Tipo de documento:
Artigo
Idioma:
Português
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